Data de Publicação: 08 de Maio de 2015
Jornal Correio de Sergipe - Correio Urbano
8 de maio de 2015
O vereador Lucas Aribé (PSB) cobrou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a instalação dos semáforos sonoros na capital. "É uma leia antiga que não foi cumprida por diversas gestões e que esta gestão também tem esquecido. Ainda não temos nem dez semáforos instalados em Aracaju. A pessoa com deficiência visual necessita deste semáforo para atravessar a rua com autonomia", argumentou o líder da bancada do PSB na Casa.
Lucas Aribé informou que o semáforo sonoro, exigência de Lei Municipal n° 3062 (28 de novembro de 2002), produz um barulho não muito alto, mas que serve de orientação às pessoas com deficiência. "As leis existem para ser cumpridas e devemos fiscalizar. Eu estou cumprindo meu papel de legislador", lembrou o vereador.
Aracaju é uma cidade que tem uma Legislação específica na área da acessibilidade. São leis principalmente de 2009/2010, como, por exemplo o acesso à lan house, os semáforos sonoros, a língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas do município, dentre outras. "Irei sempre cobrar o funcionamento das leis municipais além de criar projetos que se façam necessários", revelou Aribé.