Na manhã desta quarta(8), na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Lucas Aribé (PSB) falou sobre o lançamento da ´Oficina de qualidade no atendimento ao cliente com deficiência´, ofertada pela Associação Sergipana de Supermercado (Ases) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
"Participei do lançamento desta Oficina, que traz informações de como melhor atender pessoas com deficiência em supermercados. Cobramos, desde o início do nosso mandato, a fiscalização da Lei nº 3769/2010, de autoria do ex-vereador Chico Buchinho, que obriga os supermercados a oferecer os preços dos produtos em áudio ou braille, informa Aribé.
Para o líder da Bancada do PSB na Câmara, uma maneira de caminhar para o cumprimento desta Lei é ter, em cada supermercado, pelo menos um funcionário para receber as pessoas com deficiência, oferecendo assim a mínima condição para o exercício de seus direitos. “O ideal é que o consumidor tenha acessibilidade plena. Como isso ainda não é possível, a Oficina é uma solução temporária para se fazer inclusão social, que não é cara e nem ´coisa de outro mundo´ como pensam alguns gestores", defende Lucas Aribé.
O vereador cobrou também que Prefeitura e Estado invistam em acessibilidade. “Se 0,1% do orçamento anual da Prefeitura fosse investido em acessibilidade, seria algo em torno de R$ 2 milhões para garantir um pouco mais de condições de vida para as pessoas com deficiência”, comenta Aribé, que foi aparteado pelo vereador Anderson de Tuca (PRTB): “Parabéns por esta luta, vereador. Isso é algo que vem ocorrendo no nosso município e que deve ser cobrado dos supermercados. Há também os funcionários caixas fazendo trabalho de empacotadores, tirando emprego de pessoas, e ainda a Lei dos 15 Minutos. Precisamos cobrar o respeito e fiscalização destas Leis”, comenta.
Falecimento
Ainda na Tribuna, o vereador Lucas Aribé falou sobre o falecimento de dona Caçula, mãe do senador Valadares (PSB). “Uma pessoa de bem, uma grande política, ex-prefeita de Simão Dias que honrou seu mandato e trabalhou pelo social e pelas pessoas daquele município. Meus sentimentos a Valadares e toda família”, falou Aribé.