Dia a Dia

Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Data de Publicação: 28 de Março de 2015

Somos todos iguais. Esta foi a mensagem que Patrícia Corrêa trouxe, por meio de uma canção, no início da Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da

Foto -
Síndrome de Down. O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ficou repleto de pessoas, representando diversas instituições atuantes no tema. O Requerimento da Sessão é do vereador Lucas Aribé (PSB), que presidiu a Sessão. “Acessibilidade não é privilégio nem utopia, é direito do cidadão. Vamos continuar a fortalecer as parcerias e cobrar do poder público, que tem uma dívida histórica com as pessoas com deficiência”, destacou Lucas Aribé, que ressaltou ainda a Sessão Especial de segunda(30), às 15h, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

 

Participaram da Mesa da Câmara: Ronaldo Martins de Souza, Murilo Oliveira (Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down – Cidown), Max Santos Guimarães (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju –

Foto -
 Apae),  Ricardo José das Mercês Carneiro (Ministério Público do Trabalho), Ana Galgane Paes (4ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão – Ministério Público Estadual), Eliane Aquino (Instituto Marcelo Déda), Antônio Bittencourt (Secretaria de Direitos Humanos). Também participaram da Sessão Especial: Emmanuel Nascimento (PT), Lucimara Passos (PCdoB) e Roberto Morais (SD). Por motivo de saúde, o vereador Iran Barbosa enviou representante, o jornalista George Washington.

 

Durante sua homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Aribé citou o saudoso governador Marcelo Déda. “Ao lançar o Diário Oficial Acessível, logo após as Eleições, Déda me deu a missão de representar seu filho [Mateus] nesta Casa.

Foto -
Este grito é de todos e vai ao encontro do respeito e da dignidade humana. É a garantia dos direitos fundamentais do cidadão. Estamos no ano de 2015 e até hoje assistimos diariamente o desrespeito à Constituição Federal”, comentou o líder da Bancada do PSB na Câmara.

 

A presidente do Instituto Marcelo Déda, Eliane Aquino, destacou a importância de trazer temáticas desta natureza à Câmara. “Lucas Aribé nos inspira e muito nos orgulha, mas não podemos ficar somente no exemplo de Lucas. Não basta falar de nós para nós mesmos. Gostaria de chegar e encontrar esta Casa lotada de vereadores. Senti falta dos outros 20 vereadores que têm um papel fundamental para a inclusão social”, comentou a ex-primeira dama do Estado de Sergipe.

 

Material inacessível

Lucas Aribé citou mais uma vez a nota inverídica publicada no site da Prefeitura

de Aracaju. “A Prefeitura sugeriu, em nota publicada no seu site oficial, que eu estava politizando o discurso nesta Casa por não ter tido acesso ao conteúdo enviado por e-mail. Não posso participar de uma Sessão com um material inacessível. Eu devo satisfação ao povo que me elegeu e vou cobrar meu acesso também às finanças do município, como qualquer outro vereador teve acesso”, reclamou o parlamentar.