Data de Publicação: 16 de Setembro de 2014
Dentro da programação do Projeto Aracaju Acessível: Práticas cidadãs de acessibilidade, de iniciativa do vereador Lucas Aribé (PSB), aconteceu nesta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Tribuna Livre com o tema Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) .
De branco, Andreza está no centro da imagem. Ela ocupa a Tribuna da CMA
Para falar sobre o assunto, a representante da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência em Sergipe, e também consultora do Pronatec no Estado/Viver sem Limites, Andreza Silva Santos foi convidada. No seu pronunciamento, Andreza falou da importância desse programa federal para essa parcela da população, que muitas vezes, não falta só qualificação profissional, mas também ensino básico.
A representante do Pronatec em Sergipe, mostrou aos vereadores que as pessoas deficientes tidas como incapazes estão sendo incluídas e capacitadas através do programa. “O Pronatec vem rompendo a visão assistencialista que se tem em programas voltados para as pessoas com deficiência”, disse ressaltando que a maior parte dos deficientes no Estado são cegos.
No âmbito do programa apresentado por Andreza Santos, contem a parte da educação e profissional. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal no ano de 2011, e tem como proposta ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Foto: Heribaldo Martins