Data de Publicação: 03 de Setembro de 2014
O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 3, para falar sobre as condições de ruas, praças e calçadas da Capital. Segundo o parlamentar, a população está desassistida em termos de mobilidade urbana e acessibilidade. Ao invés de melhorar, a atual gestão não fiscaliza e deixa piorar.
"Calçadas que são intransitáveis, onde até o próprio cidadão abusa do espaço público, ruas cheias de buracos, terminais de ônibus sem estrutura para receber os usuários. O que está acontecendo com a nossa cidade? Se nada for feito, a tendência é piorar", afirma o vereador.
Na imagem, Lucas Aribé no canto direito. Já no esquerdo, parte do plenário e o telão com a apresentação
Aribé destacou o trabalho realizado por sua equipe nas ruas de Aracaju desde o começo do mandato como parlamentar. "No primeiro dia do nosso mandato, começamos a fazer um levantamento sobre as condições de acessibilidade em ruas e calçadas. Esse projeto é fundamental para que possamos cobrar melhorias na nossa cidade. Com base nisso e em tudo que temos conhecimento, garanto que é preciso mudar. A população não pode conviver em espaços públicos como os que temos atualmente", ressalta Lucas Aribé.
Intitulado de Caravana da Acessibilidade, o trabalho é realizado com o intuito de registrar a situação atual dos espaços públicos e cobrar dos gestores as devidas providências. "Desde 2008, na primeira vez que fui candidato, prometi lutar pela acessibilidade. Qual cidadão consegue caminhar nas calçadas de Aracaju? Quem anda nesses espaços sem ter que desviar de lixeiras e árvores colocadas em locais errados, em rampas íngremes, pisos desnivelados? Desafio quem possa me apresentar um panorama diferente desse. Por isso, fazemos esse trabalho há um ano e oito meses", afirma Aribé.
Lucas na Tribuna. Ele veste terno cinza, gravata azul e blusa branca
Através de uma apresentação com fotos dos locais visitados, Lucas destaca que sua equipe faz o mapeamento por bairro, fotografa as ocorrências encontradas, elabora e protocola na CMA as proposituras. "Com esse levantamento feito pela nossa assessoria, estamos cobrando das secretarias responsáveis e órgãos, sejam estaduais ou municipais, as ações para adequações. Esse trabalho já originou dezenas de indicações e, até mesmo, projeto de lei que estamos protocolando", destaca.
Segundo o parlamentar, os bairros Centro, São José, Getúlio Vargas, Grageru, José Conrado de Araújo, Suissa, Luzia, Salgado Filho, América e Novo Paraíso já foram visitados. "O trabalho é minucioso e nos dá a certeza que a cidade está abandonada. Começamos por esses espaços, mas a ideia é completar o mapeamento até o final do mandato", explica.
CALÇADAS DE ARACAJU
Para o vereador, a falta de fiscalização por parte da gestão atual faz com que a população não respeite a legislação vigente. "Há uma lei municipal que determina como se construir uma calçada em Aracaju, mas as pessoas não respeitam, não procuram saber. Por sua vez, o poder público não cobra, não fiscaliza e a comunidade inteira fica desassistida. Para resolver a questão das calçadas, é necessário uma parceria entre a sociedade e o poder público", explica.
TERMINAL DE ÔNIBUS
Além das calçadas, Lucas enfatizou o abandono dos terminais de integração de transporte público. Como exemplo, o localizado no DIA. "Banheiros sem portas, deixando os usuários completamente expostos, em uma condição horrível. Para mim, é um total descaso com a cidadania. Não é possível que uma capital como Aracaju ofereça isso. Sei que foi proposta a licitação para a reforma dos terminais, entretanto, em um ano e sete meses, nada foi feito, nem para reparar o que não tem condição alguma", afirma o parlamentar enquanto as imagens eram exibidas no telão da CMA.