Data de Publicação: 06 de Dezembro de 2019
O documento contém todo o resultado do estudo feito este ano pelo portal Mobilize, que analisou a situação das capitais brasileiras no que diz respeito à caminhabilidade e acessibilidade das calçadas. O vereador reforça a necessidade de se analisar detalhadamente a realidade urbana de Aracaju para buscar meios de recuperar as calçadas da cidade.
“Tentei, por diversas vezes, marcar um encontro com o prefeito Edvaldo Nogueira, através de sua equipe do gabinete, mas não obtive sucesso. Então, para garantir que esse material chegue às mãos dele de alguma forma, protocolei oficialmente. É fundamental que a administração municipal tenha acesso a esse levantamento, feito de forma séria e técnica, para que busque formas de promover melhorias às calçadas da nossa cidade. Isso não pode ficar apenas no papel, é preciso que haja políticas públicas efetivas para o pedestre, afinal, mobilidade urbana não é apenas sobre o tráfego de veículos”, ressalta Lucas.
No ranking feito pelo Mobilize, Aracaju ficou em 17º lugar, sendo apontada como uma cidade onde ruas e calçadas são inadequadas. A capital sergipana teve nota 5,35 no nível de caminhabilidade/acessibilidade, quando o ideal, sugerido pela instituição, seria 8,0. O estudo foi feito em parceria do o Projeto Aracaju Acessível, junto com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit).
Clique aqui para conferir o resultado do estudo completo.
#PraTodoMundoVer Foto no setor de Protocolo da Prefeitura. Lucas está em pé em frente a um vidro, segurando o relatório. Ele usa camisa quadriculada em azul e branco. Do outro lado do vidro, através de uma abertura, uma mulher está com braço estendido na direção do relatório. Ela usa blusa amarela.