Dia a Dia

Projeto de ensino é elogiado por Lucas Aribé

Data de Publicação: 07 de Julho de 2014

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a colaboração do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), desenvolveu réplicas aumentadas de células em três dimensões. O objetivo é difundir o estudo científico entre estudantes cegos ou com baixa visão, de maneira que eles consigam, por meio do tato, conhecer o formato das células.

 

Lucas está sentado em frente ao notebook e está com os papéis dos desenhos das células nas mãos

Lucas está sentado em frente ao notebook e está com os papéis dos desenhos das células nas mãos

 

Ao ver a notícia, Lucas Aribé relembrou o período no qual estava no Ensino Médio e seu professor de Biologia, Victor, teve a sensibilidade de se preocupar diretamente com o seu aprendizado. Confira o depoimento de Aribé sobre o momento:

 

"Aprender a disciplina biologia na escola não é fácil, porém é necessário para nosso desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional. Alguns estudantes sentem mais dificuldade de compreender os assuntos dada a sua riqueza de detalhes. No caso das pessoas com deficiência visual, a situação é mais evidente, porque, durante as aulas, conhecemos minuciosamente os animais, vegetais, ossos, músculos, etc. Mas, antes de tudo isso, começamos pelos três tipos de células, pequenas no tamanho e grandes na importância para a sobrevivência de todos os seres humanos. Lembro-me com muita alegria e emoção, após a análise dessa matéria, que em 2002, meu professor de biologia, Victor, quando planejou a aula sobre as células e sabendo que havia na turma um aluno com deficiência visual (eu), com toda a criatividade que lhe é peculiar, preparou de forma palpável o desenho das células para que eu pudesse “ver” com as mãos todas as suas partes e onde cada uma se localiza. Para elaborar esse trabalho, ele utilizou cartolina, massa de modelar, antena, cola quente, cordão, etc. Graças a essa iniciativa, uma verdadeira prática cidadã de acessibilidade, aprendi e nunca me esqueci do assunto. Muito obrigado, professor Victor, pela oportunidade e pelo privilégio de ter sido seu aluno durante três anos!"

 

“Tratar diferente o diferente é oportunizar com igualdade.”

 

Desenhos de células desenvolvidos pelo professor. São três páginas com três desenhos diferentes

Desenhos de células desenvolvidos pelo professor. São três páginas com três desenhos diferentes

 

Leia mais o projeto: http://bit.ly/1pykFqi