Data de Publicação: 25 de Agosto de 2018
#PraCegoVer - Rita Tenório, criadora do Guia para Comunicadores, será palestrante do evento
O encontro terá a palestra da advogada e coach alagoana Rita de Cássia Tenório Mendonça, idealizadora do Guia para Comunicadores, que desde a década de 1990 pesquisa sobre inclusão social e soluções em acessibilidade para pessoas com deficiência. “As atitudes preconceituosas e discriminatórias são a principal barreira a ser enfrentada e superada, para que se alcance a vida digna e satisfatória que desejamos, apesar das limitações advindas com uma deficiência. Nesse contexto, percebe-se com facilidade o impacto e o efeito devastador que diálogos descuidados e vocabulários preconceituosos provocam na autoestima dessas pessoas”, afirma a palestrante.
O desejo de contribuir para minimizar o impacto negativo provocado por termos incorretos motivou Rita a elaborar o guia, que além de orientar profissionais da área de comunicação para os cuidados necessários quando da elaboração de seus textos, traz as principais datas comemorativas e leis de referência. “Termos corretos legitimam as conquistas. Eliminar de nosso vocabulário palavras como aleijado, incapaz, mudo, mongolóide, débil, retardado, quando nós referimos às pessoas com deficiência é mais do que respeito. É uma conquista política e social para o segmento”, argumenta.
Comunicar para incluir
Idealizada pelo vereador Lucas Aribé (psb), a Semana Aracaju Acessível acontece desde 2013 e reúne iniciativa pública e privada, bem como a sociedade civil organizada para a realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade na capital sergipana. Este ano, o tema “Comunicar para incluir” chama a atenção para a barreira atitudinal e a necessidade de toda a sociedade assumir o seu papel transformador, no processo de construção de um mundo sem barreiras.
Os eventos são gratuitos e acontecerão entre 16 e 23 de setembro, período que compreende o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21. A programação inclui jogos cidadãos, passeio ciclístico, sessão especial na Câmara de Vereadores, caminhada pela acessibilidade, encontro da rede de leitura inclusiva, campanhas educativas em escolas e outros espaços públicos e particulares. Em alguns casos, é preciso se inscrever, pois as vagas são limitadas. Confira a programação completa.