Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé volta a cobrar plano de mobilidade urbana

Data de Publicação: 21 de Agosto de 2018

#PraCegoVer - Lucas Aribé na tribuna: "Cilistas não têm segurança"

#PraCegoVer - Lucas Aribé na tribuna: "Cilistas não têm segurança"

O plano de mobilidade urbana vem sendo cobrado pelo vereador Lucas Aribé (PSB) durante todo seu mandato e na manhã desta terça-feira, 21, foi mais uma vez tema do seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju.

 

“Enquanto a pauta da mobilidade urbana for encarada como uma política de governo, não vamos ter evolução porque chega em período de campanha eleitoral e todos os candidatos apresentam suas propostas na área de mobilidade urbana, mas, depois que assumem seus cargos, deixam-na de lado”, critica.

 

Lucas explica que a tribuna livre de hoje, com o tema "Índice de Ciclabilidade da cidade de Aracaju" teve uma explanação muito importante do diretor de Pesquisa da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa. “É incontestável a importância desse modal para a cidade. As ciclovias e ciclofaixas representam oportunidade de transporte para as pessoas, além dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, mas ocorre que alguns gestores não enxergam o seu valor”, enfatiza.

 

Segundo o parlamentar, hoje os ciclistas que andam em Aracaju não tem segurança nenhuma e disputam espaço com buracos e obstáculos. “Os gestores encaram a política da mobilidade urbana como uma política de governo e deve ser de Estado. A população diz o que é melhor para a cidade e o gestor não coloca em prática. Não se pensa em mobilidade urbana como algo de curto, médio e longo prazo, nem existe um planeamento estratégico a partir das iniciativas populares”, afirma Aribé.