Dia a Dia

Lucas Aribé participa de audiência sobre saúde mental da criança e do adolescente

Data de Publicação: 19 de Julho de 2018

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé fazendo parte da mesa durante o evento

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé fazendo parte da mesa durante o evento

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), participou nesta quinta-feira (19) de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), sobre a saúde mental de crianças e adolescentes. Na plenária, foi discutida a necessidade de aperfeiçoamento da integração entre agentes de Saúde e Educação para promoção de práticas mais inclusivas.

Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgados este ano pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que o índice de inclusão de pessoas com deficiência em classes regulares passou de 85,5% em 2013 para 90,9% no ano passado. No entanto, seis em cada dez alunos com deficiência não têm acesso ao atendimento educacional especializado. “O problema é que grande parcela desses cidadãos não têm direitos básicos assegurados porque faltam instrumentos de acessibilidade, apesar de toda legislação já vigente”, lamentou o vereador.

A atenção psicossocial de crianças e adolescentes ainda é um desafio para o país e um tema visto como tabu por boa parte da sociedade. Para especialistas, o cuidado integral com a saúde mental e emocional de meninos e meninas é tão importante quanto a sua saúde física.

O aumento da capacidade de atendimento a esse grupo, conforme salientou o pediatra Byron de Oliveira Ramos, depende da compreensão de que a rede precisa ser estruturada para atender as individualidades de cada pessoa e explorar suas potencialidades.   “Não existem duas crianças com deficiência intelectual que sejam iguais ou dois adultos surdos que respondam e reajam da mesma forma. Isso porque as pessoas com deficiência, independente do grau delas, têm um potencial ilimitado para se tornar não o que nós queremos que sejam, mas o que eles desejam”, afirmou.