Dia a Dia

Lucas pede respeito no Parlamento Municipal e elogia Valmor Barbosa

Data de Publicação: 11 de Junho de 2014

Diante dos últimos acontecimentos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Lucas Aribé (PSB) usou a Tribuna na manhã desta quarta-feira, 11, para falar sobre o respeito dentro do parlamento e os interesses partidários que influenciam nas ações da política. "Converso muito com a sociedade e estou sendo questionado diariamente pelo que vem ocorrendo aqui. Digo que independentemente de qualquer coisa, esta Casa precisa ser respeitada. Os grupos que estiveram na frente Câmara tem o direito à manifestação, precisam ser respeitados, porém, é  importante também lembrar que o respeito deve prevalecer em todas as esferas", destacou.


Para Aribé,  há uma grande falha de alguns parlamentares em não adotar posturas condizentes aos postos que ocupam. "Cabe a nós, parlamentares, sabermos e lembrarmos diariamente qual o nosso papel que é trabalhar em harmonia, sem ofensas. Sei que no calor da discussão podemos nos exaltar, mas é preciso que haja um respeito entre todos, priorizando o lado humano e a ética na conduta política. Parlamentares éticos são os verdadeiros políticos, respeita o povo e os ambientes. Esta Casa é de respeito, trabalho, seriedade e debate", afirmou.


Lucas Aribé aproveitou o momento para provar que as questões partidárias são levadas em consideração de forma excessiva e que acabam atrapalhando os interesses da população. "Espero com muita ansiedade que a verdadeira reforma política, que o povo merece aconteça urgentemente. Afinal, o que se percebe é que muitos políticos ficam presos às políticas partidárias. Precisamos de uma mudança de conduta e de respeito ao cidadão, para que o povo seja a prioridade e que os interesses partidários não tomem conta das ações dos políticos", destacou.


Ainda no tempo do Grande Expediente, Aribé destacou a ação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) nos estacionamentos da Orla de Aracaju. O parlamentar destacou a atuação do secretário Valmor Barbosa e agradeceu o atendimento a um ofício direcionado à sua pasta. "Faço questão de aproveitar o tempo nesta tribuna para agradecer e elogiar o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa. Ele faz um belíssimo trabalho à frente da Seinfra e prova que com boa vontade as ações podem ser desenvolvidas. Solicitamos a demarcação das vagas exclusivas aos idosos e pessoas com deficiência nos bolsões de estacionamento da Orla e isso foi feito antes do prazo estabelecido", disse Lucas.


A adequação dos estacionamentos públicos da Capital é algo que Lucas Aribé está buscando junto aos órgãos competentes. "Trata-se de uma preocupação nossa e faz parte da campanha 'Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto', que fizemos em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Para adequar, é necessário a sinalização horizontal e a vertical, ou seja, a pintura no chão e a placa informativa", enfatizou.


O parlamentar teve a iniciativa de solicitar à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e à Seinfra as mudanças na Orla da Atalaia no início de maio. "A Secretaria do Estado é responsável pelos bolsões de estacionamento e a SMTT pelas vagas da avenida. Por isso, solicitamos aos dois. Valmor Barbosa e sua equipe nos atenderam prontamente e já nos respostaram com fotos das mudanças feitas. O órgão municipal também nos deu um prazo de execução. Sabemos que estão medindo esforços para isso e vai fazer a parte dela", disse. Por essa razão, venho de público agradecer ao secretário e a sua equipe pelo trabalho realizado. Ver que a porcentagem das vagas exclusivas, 2% e 5%, está sendo respeitada é muito bom", explicou.


Campanha


'Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto' foi realizada no dia 11 de abril no Shopping Jardins e deve se repetir no mês de julho em outro ponto de Aracaju. "Trata-se de uma campanha educativa que tem o intuito de conscientizar, educar e informar a população em relação às vagas exclusivas. Não queremos  punição no dia da campanha, queremos disseminar a ideia do respeito. Também pedimos à população que faça a sua parte como fiscal e que denuncie quem estiver ocupando uma dessas vagas de forma indevida ligando para 118", afirmou.