Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé participa da 12ª Semex da Unit

Data de Publicação: 25 de Abril de 2018

Foto -

 

A Universidade Tiradentes promove, de 23 a 27 de abril, a 12ª Semana de Extensão com palestras, debates, mesas-redondas, apresentação de projetos extensionistas, atrações culturais, além de diversos minicursos. O vereador Lucas Aribé (PSB) foi um dos debatedores juntamente com a procuradora do Estado de Sergipe Rita de Cássia Matheus do talk show “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações” na noite dessa quarta-feira, 24, no minishopping da Unit.


“Uma das maiores conquistas das pessoas com deficiência foi a criação da Lei Brasileira de Inclusão, que trouxe garantias como, por exemplo, a educação inclusiva e com a disponibilidade de materiais acessíveis. Gosto sempre de dizer que muito mais longe já estivemos e no passado não se falava nada sobre o assunto e não se via uma pessoa com deficiência em sala de aula. Hoje já é possível”, avaliou Lucas. 

Foto -

Para o parlamentar, que é coordenador do Projeto Aracaju Acessível e promove ações de conscientização durante todo o ano, as diversas formas de comunicação são importantes e ajudam na eliminação das barreiras que ainda existem, mas aos poucos estão sendo ultrapassadas. “Tivemos a oportunidade de debater sobre o assunto no ambiente acadêmico e passar para as pessoas sobre as conquistas na prática”, destacou Aribé. 

Foto -

Segundo a procuradora Rita de Cássia Matheus, as ações que promovem a inclusão da pessoa com deficiência dependem do poder público, da elaboração de leis, decretos, portarias e de uma série de atos administrativos que acabam dando morosidade para a efetivação das políticas públicas. 


“A Constituição no seu artigo 5º diz que todos são iguais perante a lei,  sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil a inviolabilidade ao direito a vida, liberdade, igualdade, segurança  e a propriedade nos termos seguintes”, enfatiza Rita de Cássia.

 
Fotos: Lucas e a procurador Rita de Cássia e o público presente