Dia a Dia

Combate às fake news é tema de sessão especial

Data de Publicação: 09 de Abril de 2018

#PraCegoVer: A mesa composta pelos palestrantes

#PraCegoVer: A mesa composta pelos palestrantes

O combate às fake news foi tema da sessão especial em comemoração ao Dia do Jornalista, 7 de abril. O evento foi realizado na manhã dessa segunda-feira, 9, por iniciativa do vereador Lucas Aribé (PSB) que é jornalista de formação. A jornalista e professora universitária Juliana Almeida foi a palestrante da sessão, que teve como debatedores o jornalista e publicitário Cícero Mendes e o jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, Paulo Sousa.  

 

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé utilizando a tribuna para se pronunciar

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé utilizando a tribuna para se pronunciar

“Esse tema da sessão especial é de grande importância para nós jornalistas que acompanhamos diversas notícias falsas nas redes sociais e jornais, compartilhadas sem responsabilidade. O jornalista responsável deve apurar determinado fato e só compartilhar a verdade”, afirma o vereador Lucas.

 

#PraCegoVer: O jornalista Cícero Mendes

#PraCegoVer: O jornalista Cícero Mendes

Cícero Mendes diz que as fake News são extremamente preocupantes, principalmente na questão eleitoral. “Temos uma preocupação muito grande no combate às notícias falsas porque elas influenciam no resultado nas eleições e nós, que trabalhamos com marketing, estamos montando estratégias para pedir que as pessoas não propaguem as fake news, porque o crime não é só produzir, mas sim, compartilhar também”, esclarece.

 

#PraCegoVer: A jornalista e professora universitária Juliana Almeida

#PraCegoVer: A jornalista e professora universitária Juliana Almeida

Segundo a jornalista e professora universitária Juliana Almeida, há uma urgência social para discutir as fakes news, não apenas para a classe dos jornalistas, mas para a sociedade como um todo. “As notícias falsas são propagadas com uma velocidade muito grande na rede e não é uma novidade. Vivemos numa sociedade pós-massiva, dispomos de um grande número de meios de comunicação e precisamos ter essa preocupação porque as notícias se proliferam mais rápido. É preciso um esforço conjunto de sociedade e profissionais para que se combata esse tipo de prática”, orienta.

 

#PraCegoVer: O jornalista e presidente do Sindjor, Paulo Sousa

#PraCegoVer: O jornalista e presidente do Sindjor, Paulo Sousa

Para o jornalista e presidente do Sindijor, Paulo Sousa, esse tema é importante porque as pessoas publicam qualquer coisa nas redes sociais sem tomar conhecimento da verdade. “É exatamente nesse momento que percebemos a importância mais do que nunca de um jornalista, pois ele é um profissional gabaritado e preparado para levar ao conhecimento do cidadão o que realmente é verdadeiro”, comenta.

 

Prestigiaram a sessão especial os vereadores Américo de Deus (Rede), Emília Correa (Patriota), além de profissionais da comunicação.

 

Matéria: Maraisa Figueiredo

Fotos: Álvaro Muller