Data de Publicação: 08 de Abril de 2018
#PraCegoVer - Em cima do carro de som, de mãos dadas, a professora Maria do Carmo e Lucas Aribé conduzem uma legião de autistas e familiares
O vereador Lucas Aribé (PSB) participou, na tarde desse sábado, 7, da 2ª Caminhada de Conscientização do Dia Mundial do Autismo em Aracaju. Autistas, familiares e amigos participaram do evento. A caminhada teve início no Mirante da 13 de Julho e seguiu até o Parque da Sementeira, onde crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de participar de atividades lúdicas.
A caminhada faz parte do projeto "Aracaju Mais Azul", iniciativa da Associação de Defesa dos Direitos do Autista (ADDA), do coletivo ADOL3TRA e da Associação Brasileira de Autismo (ABRA). Tem o apoio de parceiros como o vereador Lucas Aribé e busca promover ações comemorativas e de divulgação do autismo.
“É um momento de luta. Queremos que nossos autistas tenham respeito e dignidade, a começar pelos poderes legislativo, executivo e judiciário. Que todos eles tenham direito à vida, às escolas, aos lugares públicos. O Brasil tem muitas leis, mas não saem do papel e é isso o que queremos”, afirma a professora Maria do Carmo Tourinho Ribeiro, mãe de autista, presidente da Associação de Defesa dos Direitos do Autista e da Associação Brasileira de Autismo.
“Estamos aqui para dizer que a pessoa com autismo precisa ser respeitada. Ela tem os seus direitos, mas não tem oportunidades. Nós precisamos de inclusão, de acessibilidade, precisamos fazer valer o que está na Declaração dos Direitos Humanos, que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Que esses direitos venham à prática. A nossa legislação é rica, valorosa, mas nós precisamos da iniciativa do poder público, da sociedade civil, de todos nessa união em prol da inclusão social”, comenta o vereador Lucas Aribé.