Data de Publicação: 23 de Março de 2018
#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé no momento de sua explanação
“Venho, desde meu primeiro mandato, pedindo que os gestores criem um plano de mobilidade urbana para a nossa capital porque passamos por um problema crônico e nenhum gestor resolve. Espero que esse encontro sirva como base para o poder público”, comenta Lucas.
Um dos palestrantes do evento foi o diretor da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e membro do Conselho Nacional das Cidades, Marcos Bicalho, que tem mais de 25 anos de atuação no setor do transporte e está envolvido nas principais discussões sobre mobilidade no país, tratando sobre planejamento das cidades para os principais modais, acessibilidade e gratuidades no transporte, faixas exclusivas para ônibus, licitações e contratos de concessão, bilhetagem eletrônica, e transporte coletivo como direito social.
O evento também reuniu o professor doutor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), César Matos e Silva, o representante do Conselho de Arquitetura de Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), Fernando Souza, e o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Aristóteles Fernandes.
Além de Lucas Aribé, participaram do debate, como colaboradores, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, Alberto Almeida; a diretora da ONG Ciclo Urbano, Sayuri Oliveira; o diretor em Meio Ambiente da Sociedade Semear, Waldson Costa; e o consultor de Trânsito da SMTT, Francisco Navarro.
Matéria: Maraisa Figueiredo
Foto: Will Rodriguez