Data de Publicação: 20 de Março de 2018
#PraCegoVer - Para Lucas, transparência pode resgatar imagem de lisura da CMA
O vereador Lucas Aribé (PSB) protocolou, nesta terça-feira, 20, indicações para que os presidentes das Comissões Parlamentares de Inquérito do Lixo e da Saúde, Vinícius Porto (DEM) e Seu Marcos (PHS), deem ampla publicidade e transparência aos trabalhos das CPIs, com divulgação prévia de todas as diligências, convocações e demais atos inquisitórios, além da transmissão integral e ao vivo das sessões pela TV Câmara.
“Isso já ocorre na Câmara Federal, no Senado, a população sabe que as sessões das CPIs são transmitidas e, desta forma, pode acompanhar todos os trabalhos, os documentos analisados, o que cada parlamentar pensa. Tudo isso o povo tem o direito de saber”, afirma Lucas.
Para Aribé, a ampla divulgação dos trabalhos das CPIs é importante para resgatar a imagem de lisura da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju. “Não tivemos um bom início. A comissão foi divulgada em primeira mão pela imprensa, com vazamento de informações, o que deixou a população naturalmente desconfiada. Mas as comissões ainda podem reverter esta imagem, basta compartilhar suas ações com o povo”, analisa.
“O nosso regimento interno não tem nenhuma resolução que norteia os trabalhos das CPIs. As comissões seguirão os ditames da Câmara Federal e isso significa que nós teremos requerimentos apresentados por qualquer colega, interrogatórios e sessões, dos quais qualquer vereador pode participar, alguns com direito a voto e outros com direito a voz, um direito que é constitucional e acontece nos demais parlamentos. Aqui não pode diferente”, comenta Aribé.