
Lucas Aribé fala para 145 professores
O vereador Lucas Aribé (PSB) ministrou palestra na manhã desta sexta-feira, 22, para 145 professores da rede municipal de ensino de São Cristóvão. A palestra marcou o encerramento do primeiro curso de formação continuada em atendimento educacional especializado à criança e ao adolescente com deficiência, promovido pela Prefeitura. No Salão de Eventos Sagrada Família, Lucas falou sobre a legislação brasileira e os desafios da inclusão escolar.

Todos de pé durante execução do Hino Nacional
“Nessa nova fase que a sociedade brasileira está vivenciando, com o surgimento de legislações que reforçaram os direitos das pessoas com deficiência, a educação é uma das áreas mais importantes, pois é a partir da escola que os alunos desenvolvem a visão social, da inclusão. E os professores são fundamentais, basta realizar aulas mais interativas, criativas, respeitando as diferenças”, analisa Aribé.

Encerramento do curso
Os docentes de São Cristóvão foram capacitados durante dez encontros. O curso, de 40 horas, abordou questões como educação de surdos, práticas pedagógicas e inclusão de pessoas com deficiência visual, como lidar com os transtornos, entre outras.

Andrea Hermínia, secretária de Educação, assina certificados do curso
“Trabalhamos uma visão ampliada de inclusão, que aborde não só as pessoas com deficiência, mas o ser humano em geral, com suas diferenças, no sentido de acolher e trabalhar a igualdade de oportunidades”, afirma a secretária de Educação de São Cristóvão, Andrea Hermínia Aguiar.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, participa do evento
“Não adianta termos escolas lindas, estruturas adequadas, se não houver gente motivada para desenvolver um trabalho que carregue, sobretudo, a felicidade de fazer o acolhimento de quem precisa do serviço”, comenta o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.

Maria Vera exibe certificado com orgulho
A professora de alfabetização Maria Vera de Góis vê na capacitação um estímulo. “Isso é maravilhoso, nos enriquece. Tudo que vem em benefício da educação é muito importante. Agradeço e parabenizo à toda equipe da Secretaria de Educação pela iniciativa”, diz.

Lucas ao lado da coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade, Marileide Prado
Já podemos fazer um balanço muito positivo do curso, pois os professores já demonstram um novo olhar para a inclusão, tanto na sala de aula como no envolvimento com os pais dos alunos. Isso é muito significativo“, comemora a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade e Educação Especial, Marileide Prado Menezes e Martins.