Data de Publicação: 06 de Dezembro de 2017
Capital sergipana cai dez posições em apenas um ano, na contramão de Salvador, Recife e Fortaleza, que estão entre as dez melhores
Lucas Aribé: Vivemos um momento de retrocesso
“Vivemos um momento de retrocesso em mobilidade e acessibilidade. É lamentável que uma cidade como Aracaju, antes reconhecida como referência em qualidade de vida, esteja atrás de capitais maiores como Salvador e Recife. Ou seja, enquanto o Poder Executivo nessas cidades investe em melhorias, nós caminhamos para trás. Neste ritmo, nem estaremos no ranking em 2018”, critica o vereador Lucas Aribé (PSB).
O ranking Connected Smart Cities leva em conta critérios de pontuação como proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota dos meios de transporte públicos; quantidade de coletivos por habitantes; variedade dos meios de transporte; extensão de ciclovias; rampas para cadeirantes; número de voos semanais; e a conectividade do transporte rodoviário.
Aracaju está em penúltimo e corre risco de sair do ranking
“Infelizmente, o transporte coletivo de Aracaju está entregue nas mãos de caciques. Temos exemplos de cidades onde a Prefeitura não só realizou a licitação, como entrou na Justiça e conseguiu garantir o congelamento os preços. Aracaju, apesar de todo o retrocesso, ainda cobra a segunda tarifa mais cara do Nordeste. Um tapa na cara do cidadão de baixa renda, que trabalha incansavelmente e depende deste tipo de transporte”, reclama Aribé.
Bom exemplo
Em Salvador, após a licitação, a idade média dos ônibus caiu de 12 para 4,5 anos. A Prefeitura da capital baiana aumentou a disponibilidade de veículos por habitantes; investiu em tecnologia como o Cittamobi, aplicativo que permite ao passageiro consultar a previsão de chegada do ônibus em tempo real, sem precisar estar no ponto; reforçou a fiscalização da frota com monitoramento via GPS; requalificou a Estação da Lapa, maior da cidade; e investiu em obras de mobilidade para quem usa o transporte público.
“Enquanto isso, Aracaju oferece um péssimo serviço de transporte público, com veículos sucateados, sem a devida acessibilidade, sem investimento em tecnologia, cobra uma tarifa abusiva de R$3,50, ou seja, R$0,10 a menos do que Salvador, e o pior, quando apresentamos projetos de melhorias, somos imediatamente ameaçados de sofrer com um novo aumento. Isso é um absurdo. Quem determina o preço do transporte coletivo em Aracaju é o empresário e quem sofre é o povo”, afirma Lucas Aribé. Na última semana, o Projeto de Lei do vereador que determina a oferta de condicionador de ar em todos os ônibus da capital foi aprovado em primeira votação.
RANKING DA TARIFA DE ÔNIBUS (NORDESTE)
1. Salvador: R$3,60
2. Aracaju: R$3,50
3. Maceió: R$3,50
4. Natal R$3,35
5. Recife R$3,30
6. João Pessoa R$3,30
7. Fortaleza R$3,20
8. Teresina R$3,30
9. São Luís R$2,90
Link da pesquisa: https://www.dropbox.com/s/113h0xk71n8b7qr/Ranking_CSC_2017.pdf?dl=0