Dia a Dia

Aribé denuncia descaso e Governo reabre Central de Interpretação de Libras

Data de Publicação: 22 de Novembro de 2017

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está cumprimentando um dos funcionários da Central no momento de sua reabertura

#PraCegoVer: O vereador Lucas Aribé está cumprimentando um dos funcionários da Central no momento de sua reabertura

Após cerca de oito meses desativada, a Central de Interpretação de Libras (CIL), fruto de uma parceria entre os governos Federal e de Sergipe, finalmente voltou a funcionar nesta quarta-feira, 22. O espaço estava fechado até que o vereador Lucas Aribé (PSB) começou a denunciar o descaso e cobrar providências na imprensa e nas redes sociais. Em poucos dias, tudo foi resolvido. Criada para facilitar o acesso de pessoas surdas a serviços públicos, a Central funciona na Rua do Turista, Centro de Aracaju. O atendimento também acontece por skype (centraldelibras.se@hotmail.com).

 

“A Central de Interpretação de Libras é um espaço fundamental de garantia de direitos às pessoas com deficiência auditiva, principalmente, no acesso a serviços públicos essenciais. Estamos felizes pela sua reabertura e aproveitamos para agradecer o apoio da imprensa e da sociedade, que se manifestou dizendo da necessidade de se manter esta Central aberta”, afirma o vereador Lucas Aribé, que fez questão de participar da solenidade de abertura.

 

Inaugurada em 30 de agosto do ano passado, a Central de Interpretação de Libras foi equipada com verba do Governo Federal. Por pressão do Ministério Público Estadual, o espaço começou a funcionar por meio de contrato emergencial. Após seis meses – tempo máximo permitido por lei para este tipo de contrato – o espaço foi abandonado.

 

Somente no último mês de agosto, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), realizou um pregão eletrônico. A homologação aconteceu no mês de setembro. Cerca de dois meses depois, a empresa vencedora não havia sequer aberto processo seletivo para contratação de intérpretes da Libras. Foi o que motivou o vereador Lucas Aribé a brigar pela reabertura do espaço.

 

“Em momento algum questionamos a lisura no pregão eletrônico ou a idoneidade da empresa, o que cobramos foi a reabertura do espaço que é mantido com o dinheiro do povo e para o povo”, ressalta Lucas Aribé.

 

Matéria: Álvaro Muller

Foto: Assessoria de Comunicação