Data de Publicação: 13 de Maio de 2014
Na sessão desta terça-feira, 13, Lucas Aribé, vereador do PSB, cobrou uma modernização da Prefeitura Municipal de Aracaju e citou como exemplo o Diário Oficial do Município, que continua sendo produzido de maneira arcaica. "Mais uma vez, quero cobrar da Prefeitura Municipal de Aracaju o Diário Oficial acessível. A forma como ele é feito é primitiva", disse Aribé.
Segundo o parlamentar, em pleno século XXI a PMA ainda utiliza o serviço de recorte e colagem para montar o DO, fato constatado na Secretaria de Governo. "O sistema é feito da seguinte maneira: cada órgão envia o material, é feita uma xerox reduzida, um recorte e depois cola. Isso é forma de se fazer um diário? É lamentável", afirmou.
Aribé disse que sempre cobra acessibilidade, porém, o pronunciamento do dia é para cobrar mais do que isso, uma modernização do Poder Executivo Municipal. "Cobramos o Diário desde o começo do ano passado. Fizemos uma indicação que foi aprovada por unanimidade e, mesmo assim, não temos acesso ao DO de maneira acessível. Fico impressionado com a atual situação, pois estamos acompanhando um sistema de informação antigo, com tantas tecnologias que conhecemos, e ainda se utiliza cópia, recortes e cola. Peço a Prefeitura que se modernize", pontuou.
Lucas ainda completou que, enquanto a tecnologia permite que haja a produção de maneira mais eficaz, rápida e sem precisar desse trabalho todo, a PMA vai de encontro. "O Diário Oficial é publicado de uma forma que as pessoas com deficiência visual não têm acesso, por isso cobro acessibilidade, cobro modernização", explicou.
Foto: Acrísio Siqueira