Data de Publicação: 29 de Abril de 2014
No dia 28 de abril é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho e o tema foi abordado pelo vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 29. "Em 1969, 78 trabalhadores norte-americanos da Virgínia morreram após a explosão de uma mina, por isso a data ficou marcada para lembrar todas as vítimas do mundo que sofrem acidentes de trabalho. Esse é um tema importante que deve ser considerado e visto por toda a sociedade", disse Aribé.
Segundo Lucas, o Brasil conseguiu uma redução nas estatísticas dessas ocorrências, porém, centenas de pessoas sofrem diariamente com isso. "Fiz questão de registrar essa data nesta Casa pois, apesar dos avanços, ainda perdemos muitos trabalhadores em decorrência da falta de equipamentos de segurança e da falta da orientação correta", ressaltou.
O vereador lembrou de um caso recente de um jovem que morreu em Aracaju aos 18 anos vítima de um acidente de trabalho. "Perdemos um jovem trabalhador recentemente e isso ainda é comum, acontece frequentemente. Temos que melhorar as condições de segurança de trabalho e fazer com que as pessoas possam trabalhar de forma digna sem correr risco de morte", explicou.
Aribé ainda reforçou que, ao mesmo tempo em que há redução, as novas oportunidades de emprego também aumentam as chances de acidentes. "Quanto mais emprego, mais possibilidades de uma ocorrência por falta de segurança, e se essas chances existem, precisamos diminuí-las ou até mesmo eliminá-las. Segurança, respeito à vida e dignidade do ser humano são fundamentais. Não podemos esperar que aconteçam acidentes graves para que se tomem providências", disse.
Lucas Aribé finalizou o discurso na Tribuna da CMA lembrando que o 28 de abril é ideal para promover o debate. "Esse momento serve de reflexão para a redução e quem sabe a eliminação total de qualquer possibilidade de morte por falta de segurança em ambiente de trabalho", destacou.
Foto: Acrísio Siqueira