Dia a Dia

Bike ODKV ganha ajustes que tornam a experiência do usuário ainda mais prazerosa

Data de Publicação: 18 de Setembro de 2017

Foto -

Na última quinta-feira, 15, o vereador Lucas Aribé (PSB) testou a nova versão da bicicleta ODKV (lê-se: "O de cá vê") desenvolvida pela Organização Não-Governamental Embrião, da cidade Alvorada, no Rio Grande do Sul. É que os alunos concludentes do curso técnico de Mecânica do Senai Aracaju apresentaram alguns ajustes na concepção das peças que fizeram toda diferença para quem nela pedala.

Foto -
Agora as bicicletas adaptadas para uso em conjunto não precisam ser do mesmo modelo, nem tamanho porque são ajustáveis para qualquer tipo, são leves e de fácil aplicação. “O projeto gaúcho foi trazido para Aracaju com o apoio do meu mandato em 2013, depois que fomos em Alvorada, na escola onde o professor de educação física Charle nos apresentou a bicicleta e, então trouxemos a ideia para a capital sergipana. Procuramos o Senai, pois queríamos encontrar uma maneira mais prática e econômica de fazer a união entre as bicicletas, que tivéssemos uma estrutura metálica mais leve e de fácil manuseio, para que a pessoa com deficiência também pudesse fazer a adaptação. Como o Senai já tem esse lado inovador e de pesquisa bem desenvolvido, tivemos esse resultado incrível”, conta o vereador Lucas Aribé.

O técnico em mecânica Samuel Souza é o professor responsável pela condução do projeto da ODKV no Senai Aracaju. Para ele, essa concepção é mais prática para o usuário. “Quando Lucas Aribé mandou a bicicleta para cá, percebemos que havia algumas dificuldades para o ciclista, como a mobilidade dela, porque era uma unida à outra. E a experiência de estuda-la foi interessante porque os meninos tiveram como cortar a parte robusta que conectava uma à outra e montar acessórios que facilitassem o transporte e a vida da pessoa que não enxerga. O que produzimos foi o kit de acessórios para conectar qualquer bicicleta a outra”, explica o professor.

Foto -
O aluno Davysson Leandro explica como foi o planejamento da ação. “Dividimos em: pensamento teórico e a execução. É prazeroso saber que pude de alguma forma ajudar várias pessoas que não conseguem usar a bicicleta para que se sintam como qualquer outra pessoa que pedala”, revela.

De acordo com a interlocutora do Programa Senai de Ações Inclusivas Luciane Sampaio,  a instituição verificará toda a parte burocrática do projeto para disponibilizar à sociedade de alguma forma. “Buscaremos a patente do que foi criação dos nossos alunos e será avaliado, até para uma empresa se apropriar e começar a produção”, informa Luciane.

 

 

Inova Senai

O mercado de trabalho voltado para o segmento industrial é vasto e exige muito conhecimento por parte de quem nele atua. O ensino técnico é considerado como um caminho mais rápido para o indivíduo iniciar as atividades profissionais e instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, reconhecida internacionalmente pela qualidade ofertada em seus cursos, têm um papel importante na orientação de carreiras.

Para mostrar a comunidade toda modernidade e qualidade, e também esclarecer as dúvidas sobre o ensino profissional é realizado anualmente o Mundo SENAI. Durante dois dias as escolas do SENAI de todo o Brasil abrem as portas para receber alunos do ensino médio, empresários que desejam modernizar seus negócios e pessoas que querem conhecer mais sobre a educação profissional. Em Sergipe, o evento, que é gratuito, foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro, das 8h às 17h, nas escolas do SENAI localizadas em Aracaju e Estância.

Além de palestras, apresentações e exposições do material utilizado em sala de aula, as pessoas que visitarem as escolas do SENAI farão uma verdadeira imersão no mundo do ensino profissional. Informações sobre o evento no site www.senai.se.br ou pelo telefone 3249-7466.

Matéria: Raquel Passos, com informações da Asscom SENAI Sergipe

Fotos: Raquel Passos