Dia a Dia

Passeio ciclístico Pedalando Sem Barreiras é realizado em Aracaju

Data de Publicação: 17 de Setembro de 2017

O vereador Lucas Aribé está no passeio ciclístico em sua ODKV com Bastos em sua companhia

O vereador Lucas Aribé está no passeio ciclístico em sua ODKV com Bastos em sua companhia

Com o intuito de promover reflexão sobre a importância do direito de ir e vir de todos os atores da sociedade, o projeto Aracaju Acessível, idealizado pelo vereador Lucas Aribé (PSB), realizou neste domingo, 17, a quarta edição do Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras. A iniciativa faz parte da programação da 5ª edição da Semana Aracaju Acessível que acontece até o dia 24.

A concentração foi no Mirante da Treze de Julho e teve partida em direção ao bairro Industrial, com destino final na Orlinha. Cerca de cem pessoas participaram da pedalada que foi também um desfile de cidadania pelas ruas da capital sergipana, com quadriciclos, triciclos e bikes ODKVs, todas como instrumentos inclusivos e participativos.

Ao agradecer a todos pelo envolvimento, o vereador Lucas Aribé reforçou a importância da união das pessoas, inclusive as com deficiência, em prol de uma sociedade mais igualitária e justa. “Obrigado a todos pela presença e oportunidade de estarmos juntos nesse que é o início da quinta Semana Aracaju Acessível, momento que lutaremos pelo direito de ir e vir do pesdeste com uma programação extensa. A participação de cada um de nós aqui é mais que fundamental nessa luta pela conscientização”, expõe Lucas Aribé.

O vereador Lucas Aribé está posando com a equipe do CIDOWN

O vereador Lucas Aribé está posando com a equipe do CIDOWN

Para a promotora de justiça Ana Galgani iniciativas como o passeio ciclístico, que envolvem toda a sociedade em prol de uma causa tão justa quanto a inclusão de pessoas com deficiência, são mais que válidas. “Tudo o que move pessoas em busca de visibilidade e acessibilidade adequada para pessoas com deficiência é válido e precisamos colaborar”, conta Ana Galgani que também participa da Associação Sergipana de Cidadãos com Síndrome de Down.

Waldson Costa, membro da ONG Ciclo Urbano, que auxiliou na organização do evento, vivenciou uma experiência até então única em sua vida: pedalou e fez audiodescrição para pessoas cegas que pedalaram em bicicleta conjugada com ele. “Foi incrível porque eu nunca tinha feito essa atividade em movimento, apenas em ambientes estáticos. O desafiador para mim foi passar a sensação que eu estava tendo, de sons, cheiros e cores, para cada um deles”, avalia.

A missão de Waldson foi concluída com sucesso, já que os irmãos Natália e Wilson Martins conseguiram enxergar a partir da audiodescrição que ele fez durante o passeio ciclístico. “Gostamos muito porque não conhecemos muito a cidade ainda e foi mais um aprendizado”, contam.

O estudante do 9º ano da IBAESE Vitor Bezerra fez questão de levar sua alegria e sua bicicleta para o passeio. Intermediado pela intérprete de libras, Juliana Fraga, ele disse que gostou muito de poder pedalar com tanta gente legal.

Posando com a Guarda Municipal que acompanhou os participantes durante o percurso

Posando com a Guarda Municipal que acompanhou os participantes durante o percurso

Ao final do percurso, o grupo teatral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente EArte realizou uma apresentação voltada à inclusão. “Quando soubemos da iniciativa, criamos uma esquete que reforça a mensagem para todas as pessoas, mas como foco à pessoa com deficiência”, informa o ator Paulo Bonfim.

Semana Aracaju Acessível

A programação da 5ª edição da Semana Aracaju Acessível continua na segunda-feira, 18, com sessão especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta pela Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Aracaju.

Para a programação completa, acesse: lucasaribe.com.br;aracajuacessivel.

 

Matéria: Raquel Passos

Fotos: Assessoria de Comunicação