Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé prestigia sessão Especial ao dia do garçom

Data de Publicação: 07 de Agosto de 2017

Nesta segunda-feira, 7, o vereador Américo de Deus (REDE) promoveu na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Garçom, que é comemorado no dia 11 de agosto. A iniciativa visa valorizar a categoria que muitas das vezes não é reconhecida. Os vereadores Iran Barbosa (PT), Isac (PCdoB), Emília Corrêa (PEN), Kitty Lima (REDE) e Lucas Aribé (PSB) prestigiaram o evento.

O autor e presidente da Sessão, vereador Américo de Deus, convidou os presentes a participarem e se engajarem na política. “É imprescindível que vocês se organizem em associação ou sindicato para serem reconhecidos. O que não presta neste país não é a política, é na política que decide tudo nas nossas vidas, o que não presta é a politicagem, onde as pessoas de má índole se aproveitam”, finalizou o parlamentar.

O vereador Lucas Aribé está fazendo parte da mesa durante a Sessão Especial em comemoração ao Dia do Garçom

O vereador Lucas Aribé está fazendo parte da mesa durante a Sessão Especial em comemoração ao Dia do Garçom

O vereador Lucas Aribé relatou o excelente serviço prestado pelos garçons em Aracaju. “Quando chego aos restaurantes sempre avaliamos o local pelo atendimento do garçom. Sei que não é fácil um garçom me atender, porque são raros os restaurantes que tem cardápio em braile e este abnegados profissionais tem que ler o cardápio. É uma justa homenagem a categoria que já merece um plano de cargo de salário”, disse.

O vereador Iran Barbosa ressaltou que os garçons são o cartão de boas vindas não só dos bares e restaurantes, e sim da cidade. “Há uma luta da categoria na perspectiva da regulamentação da profissão, que ainda é uma tarefa que está em processo de avanço, esbarrando em alguns problemas. Defendo o reconhecimento dos profissionais da área, valorizando-os, profissionalizando-os e estimulando-os”, afirmou.

Iran colocou-se à disposição da categoria. “Compreendo a necessidade do tratamento adequado desta categoria. Aracaju precisa, cada vez mais, ter um olhar voltado para essa área de trabalho. Os garçons, em muitos momentos, são a expressão de um bom acolhimento de uma cidade”, disse.

Emília Corrêa se coloca a disposição da categoria para ajudar no que for necessário. “Vocês podem contar sempre com está vereadora, agora a organização é primordial. Na verdade existe uma força bruta que luta sempre no sentido contrário, é bruta porque nos impede de chegar onde queremos, é bruta porque não deixa conquistar aquilo que é nosso. O que faz toda diferença é a força de vontade de trabalhar e o comprometimento”.

Em seu discurso, o vereador Isac cobrou aos presentes a criação de um sindicato. “Chegou a hora desta categoria se organizar. É a partir desta organização que este parlamento vai poder ajudar. Com a força de uma entidade, a prefeitura e o governo vão respeitar a categoria, precisamos colocar urgentemente isto em pauta. Vejam os exemplos das domésticas que se organizaram em associação e foram respeitadas”, acrescentou.

O vereador encerrou seu discurso agradecendo o colega parlamentar e abrindo seu mandato para todos os presentes. “Parabéns Américo, por ter juntado todos esses trabalhadores. Quero dizer que eu respeito e admiro, e tenho a maior honra de ser amigo de vocês. E quero me colocar a disposição para contribuir naquilo que for necessário”, concluiu Isac. 

Se mostrando feliz com a realização da Sessão, a vereadora Kitty Lima foi enfática. “Hoje é um dia feliz. A profissão de garçom está sendo valorizada, me coloco a disposição para ajudar a categoria”, finalizou a parlamentar.

O presidente da Associação dos Garçons da Grande Aracaju (AGGA), Salvador Santana de Matos, relatou os problemas da profissão e agradeceu pelo convite. O garçom da CMA, César Santos, discursou pela luta de uma carga horária fixa. “Em todos os lugares que trabalhamos temos somente hora para chegar, nunca para sair. Queremos uma carga horária de 5h para trabalhar, porque somos o cartão postal da festa”, disse.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, Assistência Social de Orientação e Formação Profissional do Estado de Sergipe (SENALBA), Maria de Fátima Santos de Andrade, destacou que enquanto todos estão no momento de lazer, os garçons estão trabalhando com um sorriso no rosto para atender da melhor forma.

Fonte: CMA

Fotos: Gilton Rosas