Data de Publicação: 02 de Abril de 2014
O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quarta-feira, 2, para reforçar a necessidade de melhora na saúde pública e fez um pedido aos deputados estaduais para que leiam o Proredes na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (AL-SE). Além da saúde, Aribé ressaltou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado hoje, 2.
"Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e faço questão de lembrar nessa Tribuna. Mais uma data que serve para refletirmos e para corremos em busca de novas realizações. As pessoas com Autismo ainda sofrem discriminação, violência e preconceito. Essas pessoas precisam ser lembradas com essas datas simbólicas. Isso é questão de direito, de respeito a todos os cidadãos. Mostro nossa preocupação e interesse em continuar lutando para que um dia não precisemos lembrar desses dias para pedir respeito a essas pessoas", afirma.
Aribé ainda enfatizou que essas pessoas são alvos de preconceitos que as impede de viver como é de direito. "O mundo é tão grande que tem lugar para todos, mas nem todos têm o direito porque são alvos de discriminação", completa. Lucas ainda reforçou a realização da Sessão Especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e convidou a todos os vereadores. "Tenho certeza que será uma linda sessão e espero todos vocês. É muito ruim quando essa Casa está vazia", diz.
Sobre a saúde pública, Lucas pontuou a necessidade da melhora urgente e pediu à deputada Estadual e presidente da AL, Angélica Guimarães, que coloque em pauta o projeto do Executivo Estadual que prevê um empréstimo com verba destinada para a saúde do Estado. "O Proredes está na AL desde agosto e precisa ao menos ser lido na pauta. Traz recursos para a saúde, para o tratamento de pessoas com diabetes, por exemplo. Os deputados devem discuti-lo e se acharem por bem, aprovarem. Se passar ótimo, se não, paciência. Isso acontece. Mas deve ser analisado pelos parlamentares", explica.
Questões políticas foram apontadas pelo vereador Lucas Aribé como uma possível causa para a não discussão do projeto. "A gente ouve as pessoas dizendo que é uma questão política e muitas vezes isso passa por cima dos interesses do povo. Não podemos aceitar isso", aponta.
Aribé lembrou que já chegou um projeto de empréstimo para a Prefeitura Municipal que será destinado à mobilidade urbana. "Recebemos a revisão do projeto desse empréstimo, que era de 60 milhões de dólares para 132. Chamo de Proredes da mobilidade urbana. É bom lembrar tudo isso porque é fácil falar que só se pensa em empréstimo", diz.
"Muita gente reclama que a saúde não está boa, mas esquece da situação na qual o governo estadual estava quando Marcelo Déda chegou ao poder. Ele passou quase um ano sem poder fazer praticamente nada e, atualmente, vejo um progresso grande. Em obras que não são faraônicas, mas que são muito mais importantes. Obras que visam a inclusão social de setores da população que sempre foram esquecidos", completa.
Diário Oficial
Ainda em seu pronunciamento, Lucas Aribé lembrou que o Diário Oficial do Município não está acessível e cobrou uma atitude do Poder Executivo Municipal. "Tivemos uma indicação aprovada por unanimidade, conversamos com a secretaria Marlene Calumby e com o procurador Lucas Fialho. Nos foi dito que até março isso seria resolvido e até agora, 2 de abril, nada".