Data de Publicação: 24 de Abril de 2017
Vereador Lucas Aribé em pé segurando o microfone ao tempo que fala para os alunos da Faculdade São Luís de França
Com o tema “Educação em Direitos Humanos: Inclusão e Acessibilidade” o vereador Lucas Aribé (PSB) ministrou palestra na noite desta segunda-feira, 24, na Faculdade São Luís de França. O vereador fez uma explanação sobre o que é acessibilidade e como incluir as pessoas com deficiência na educação, levando sua vivência enquanto uma pessoa com deficiência visual para os alunos dos cursos de graduação em Letra, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Administração e Recrutamento e Seleção.
“É importante que se tenha integração entre a escola, aluno e pais. A educação inclusiva é difícil, mas necessária. O conhecimento e vivência são importantes. É bom conhecer instituições que atendem pessoas com deficiência, pois mostrará a forma como lidar com elas. Quem trabalha comigo sabe da confiança que tenho neles. Ninguém vive sozinho. Um precisa do outro. Nós precisamos fazer nossa parte para que se tenha a verdadeira inclusão”, falou o parlamentar.
A professora da Faculdade São Luís de França, Alana Vasconcelos, em seu pronunciamento reforçou a importância do seminário para a ampliação do conhecimento dos alunos quanto ao tema acessibilidade e inclusão.
“Esses momentos são importantes porque nossa grade tem muito conteúdo para pouco tempo e ainda promove a interação entre os cursos. E hoje o objetivo do evento é articular a temática de educação em direitos humanos com a inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar, tratando a acessibilidade como direito humano fundamental e sua futura inclusão no mercado de trabalho”, disse a professora Alana Vasconcelos que com a professora Flávia R. V. de Carvalho Goes organizaram o seminário.
Para o aluno de Pedagogia do 7º período, Valter Duarte Moreira, a palestra mostrou as dificuldades da pessoa com deficiência e os desafios que os futuros educadores enfrentarão.
“Nessa palestra ficamos inteirados do tema acessibilidade, inclusão e suas adaptações para receber a pessoa com deficiência. Enquanto, pedagogos e futuros educadores temos que nos adaptar a essa realidade. Nós escutamos algumas situações que o vereador Lucas Aribé externou e pudemos entender que é preciso evoluir. Como educador hoje foi um grande ensinamento. Enfim foi muito proveitoso”, disse o graduando em Pedagogia.
Por Sheyla Morales
Foto: Ascom Lucas Aribé