Data de Publicação: 06 de Fevereiro de 2017
Vereador Lucas Aribé sentado à mesa em frente ao presidente da Emurb Sérgio Ferrari
Em reunião, ocorrida na tarde desta sexta-feira, 03, na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o vereador Lucas Aribé (PSB) tratou com o presidente da pasta, Antônio Sérgio Ferrari, sobre mobilidade urbana, com ênfase na circulação das pessoas nas calçadas de Aracaju e no Projeto de Lei 21/2016, de sua autoria, que dispõe sobre um plano emergencial de recuperação de passeios públicos e/ou calçadas de Aracaju.
Segundo Aribé, o projeto foi apresentado na Câmara Municipal de Aracaju no inicio de 2016, mas em dezembro do mesmo ano foi vetado pelo então prefeito, João Alves Filho (DEM). Para ele, o projeto deve ser executado visto que só vem beneficiar a cidade.
“Nós nos espelhamos em uma legislação de São Paulo apresentada pela deputada federal Mara Gabrilli (PSDB) na época vereadora, e fizemos adequações para nossa cidade, ficando para a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Emurb, executar um plano emergencial de recuperação das calçadas. Para nossa surpresa foi vetado pelo ex-prefeito João Alves Filho. Hoje, pedimos que o projeto seja analisado, porque a câmara irá ainda votar o veto”, explicou o vereador.
Ainda na reunião discutiu-se sobre os pisos táteis em praças e calçadas. “Nós não temos pisos táteis em muitos lugares, por exemplo, no Calçadão da Praia Formosa. Isso para quem possui uma deficiência visual é terrível, pois também não tem uma guia de balizamento. Já me reuni diversas vezes com vários órgãos para resolver essa questão e até agora nada”, completou o vereador.
Durante a reunião, o vereador Lucas Aribé recebeu do presidente da Emurb, Sérgio Ferrari o Projeto Calçada Livre que pretende implementar em sua gestão. “Minha intenção com esse projeto é defendê-lo junto ao prefeito. Também vou conversar com ele sobre o Projeto de Lei apresentado pelo vereador. Na minha concepção toda obra que eu fizer irei incluir a acessibilidade. Essa é minha visão para a cidade”, disse Ferrari.
O parlamentar lembrou ainda do repasse de R$ 3 milhões destinados à recuperação, construção e manutenção das calçadas de Aracaju, através de uma emenda na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, também de sua autoria.
Por Sheyla Morales
Foto: Ascom Lucas Aribé