Dia a Dia

Jornalista Fredson Navarro recebe Título de Cidadão Aracajuano

Data de Publicação: 23 de Novembro de 2016

Os vereadores Lucas Aribé e Pr. Roberto Moraes entregando o Diploma de Cidadão Aracajuano ao jornalista Fredson Navarro

Os vereadores Lucas Aribé e Pr. Roberto Moraes entregando o Diploma de Cidadão Aracajuano ao jornalista Fredson Navarro

Com a propositura do vereador Lucas Aribé (PSB), o jornalista Fredson Navarro recebeu na tarde desta terça-feira, 22, o Título de Cidadania Aracajuana na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade contou com a presença de familiares e amigos do homenageado.

A entrega de uma honraria como esta realizada pela Câmara é um momento único para um cidadão que nasceu em outra cidade, mas que hoje reside e presta valores significativos  para o município de Aracaju.

Para o homenageado, receber esse Título é muito gratificante e agradece ao vereador Lucas pela lembrança. "Moro em Aracaju há 15 anos e amo essa cidade e sempre quis receber esse título e para mim é um sonho. Pensei em receber somente quando eu tivesse uns 60 anos ao me aposentar, mas veio muito antes e estou feliz de ser reconhecido. O título é um reconhecimento de uma dedicação e de um trabalho feito com amor e oficializa e reafirma o meu sentimento por Aracaju porque já me sinto aracajuano. Aqui eu não sou forasteiro", afirma. 

Composição da mesa

Composição da mesa

O vereador Lucas Aribé explica que a entrega desse Título a uma pessoa tão especial é mais que merecida. "Mais uma vez, os vereadores de Aracaju aprovaram nossa proposta de homenagem a um cidadão que realmente merece. Competência, ética, seriedade e amor à nossa cidade são características marcantes da sua contribuição jornalística e social", completa.

Biografia

Fredson Navarro Silva de Deus tem 34 anos, nasceu no município baiano de Itaberaba, localizado na Chapada Diamantina. Segundo filho do funcionário público Francisco Carneiro de Deus e da empresária Nolaí Navarro Silva de Deus, sempre teve o sonho de ser jornalista. Concluiu o ensino médio em 2000 e logo fez vestibular para comunicação social com habilitação em jornalismo na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde ficou em excedente, e também na Universidade Tiradentes (Unit), quando foi aprovado. Ainda na adolescência conheceu Aracaju e se encantou pela tranquilidade, belezas naturais e cultura do município. Aos 19 anos resolveu sair do conforto da casa da sua família e correr atrás do seu sonho na capital sergipana. Em 2001, foi morar em um pensionato e iniciou os estudos na Unit.

Momento do discurso do homenageado Fredson Navarro

Momento do discurso do homenageado Fredson Navarro

Concluiu sua graduação em Comunicação Social em 2005, fez pós-graduação em Gestão da Comunicação Integrada pela Universidade Tiradentes(2007) e MBA em Assessoria de Comunicação Integrada pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe(2009).

Começou a trabalhar como estagiário na TV Sergipe em 2004 como produtor do portal Emsergipe.com, no ano seguinte se formou e foi contratado para atuar como repórter, foi coordenador de conteúdo e editor do G1. Atualmente trabalha como assessor de comunicação da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e do Turismo (SEMIOT), da Boa Luz e Marlene Mattos.

Desde o início da carreira, Navarro se destacou dando espaço para a divulgação do trabalho dos artistas locais, valorizando a cultura sergipana. Desde 2005  investe na divulgação de festivais locais de música, Forró Caju (Aracaju), Fest Verão Sergipe (Aracaju), Odonto Fantasy (Aracaju), Festa do Mastro (Capela), Forró Siri (Nossa Senhora do Socorro), Festa do Caminhoneiro (Itabaiana) e Forrozão (Aracaju).

Fez centenas de entrevistas com artistas locais como Calcinha Preta, Fogo na Saia, The Baggios, Forró Casa Nova, Lene Hall, Sibbéria, Alex Santana, Farra de Barão, Naurêa, Matheus Borba, Amorosa, ZeqÓliver, Léo e Thiago, Raffael Oliveira, Fábio Lima, Imbuaça, Peneirou Xerém e Alapada. Muitas entrevistas ganharam repercussão nacional através do portal Globo.com.

Em 2006, fez a transmissão ao vivo do Pré-Caju e no ao seguinte foi homenageado pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro pelo trabalho que fez para divulgar o Forró Siri O jornalista também foi homenageado no palco do evento pela banda Calcinha Preta.

Navarro também sempre investiu no turismo e fez séries de reportagens para divulgar o potencial de Sergipe mostrando as belezas naturais, arquitetura e economia de Aracaju, Itabaiana, Estância, Canindé de São Francisco, São Cristóvão e Laranjeiras. Em 2012, foi homenageado com o Troféu Cidade Histórica realizado pela Prefeitura de São Cristóvão.

Público presente no evento

Público presente no evento

O jornalista também sempre se preocupou com a acessibilidade principalmente da capital e fez diversas reportagens com denúncias e alertas aos órgãos competentes. Conquistou dois Prêmios Setransp de Jornalismo (2009 e 2015) com matérias abordando que falta melhores condições para pessoas com deficiência física, idosos e gestantes no transporte público. 

Desde as eleições de 2006 que o jornalista Fredson Navarro realiza séries de entrevistas com os candidatos a prefeito de Aracaju e também candidatos ao Governo de Sergipe.

Ações sociais sempre estiveram presentes nas pautas do jornalista. Ele foi homenageado pelas crianças da LBV (Legião da Boa Vontade) e GACC (Grupo de Apoio a Crianças com Câncer) por reportagens feitas em prol das ONGs. Através das matérias as instituições conquistaram mais voluntários. Foram pauta também Avosos, Almir do Picolé e ACAAASE.

O jornalista ministrou cursos na Faculdade Tobias Barreto (Cursos Educar) sobre mídias sociais e jornalismo online entre 2010 e 2012. Produziu os artigos científicos: O programa que falta na televisão aberta de Sergipe (2005); A importância da boa comunicação interna na organização (2007); Telespectadores sergipanos estão preparados para receber a TV Digital ? (2009); Os desafios do jornalismo com o advento das mídias sociais (2011).

Em 2010, realizou um prêmio para eleger o maior ‘twitteiro’ do ano de Sergipe. Os 10 mais votados receberam homenagens em uma solenidade realizada em janeiro de 2011 em Aracaju. O vencedor foi o governador Marcelo Déda que ousou no ano anunciando o reajuste do salário dos servidores e também nomes de novos secretários através da rede social. Entre os 10 ainda estavam o senador Eduardo Amorim e o jornalista Ricardo Marques.

Em 2011, foi convidado para ministrar a palestra ‘Os desafios do jornalismo com o advento das mídias sociais’ no I Circuito de Marketing e Comunicação de Sergipe. (Encontro).

Está em fase de finalização do primeiro livro em parceria com a jornalista Joelma Gonçalves que deve ser lançado em breve.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Fotos: China Tom