Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé participa da oficina 'Curativos com Amor' com alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unit

Data de Publicação: 18 de Novembro de 2016

O vereador Lucas Aribé e a turma de Arquitetura e Urbanismo realizando a vistoria nas calçadas

O vereador Lucas Aribé e a turma de Arquitetura e Urbanismo realizando a vistoria nas calçadas

Nos dias 17 e 18 de novembro, o vereador Lucas Aribé (PSB) acompanhou junto com os membros da Caravana da Acessibilidade (ação permanente do seu mandato) e com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, um trabalho de vistoria pelas ruas do Bairro Augusto Franco e Treze de Julho para observar as condições de acessibilidade das calçadas.

 

A oficina 'Curativos com Amor' faz parte da 13° Jornada de Arquitetura e Urbanismo e consiste em colocar "curativos" nos problemas encontrados nas calçadas da cidade e que dificultam a locomoção de todos os cidadãos.

 

Segundo a professora de Arquitetura e Urbanismo, Dora Diniz, a aula prática com os curativos urbanos é interessante porque mostra a realidade das calçadas da cidade. "Em sala de aula expus a parte teórica com desenhos, problemas, mas com a vistoria a gente vê que a realidade é muito problemática. A ideia do 'Curativo com Amor' foi só para chamar atenção e a população começa a olhar de uma forma diferente, e consegue ver a cidade que é a proposta da nossa Jornada de Arquitetura e Urbanismo", explica.

 

Um

Um 'Curativo com Amor' fixado em uma calçada com problema de acessibilidade

A estudante do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit, Juliane Dias Aragão, afirma que, para ela, participar da oficina prática foi importante para conhecer a realidade da cidade. “Muitas vezes andamos de carro e ficamos dentro de nossas casas e esquecemos de ir para a rua e ver os problemas da cidade. Nessa oficina a gente entende as calçadas, as necessidades dos demais e acaba aprendendo muito mais do que em uma sala de aula", enfatiza.

 

Para o vereador Lucas Aribé, uma oficina como esta foi uma excelente iniciativa do curso e da Universidade que tem o objetivo de conscientizar os alunos e a população em geral sobre acessibilidade. "A busca pela acessibilidade deve ser prioridade em todos os ambientes da cidade. Todos os cidadãos têm direito à cidade, mas não lhes são proporcionadas as condições adequadas. A Unit está de parabéns por oferecer aos alunos, futuros arquitetos e urbanistas, o contato com a realidade que é teorizada em sala”, elogia.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Fotos: Pablo González