Data de Publicação: 15 de Setembro de 2016
O vereador Lucas Aribé utilizando a tribuna da Câmara para se pronunciar
Para o parlamentar, os Jogos Paralímpicos é uma pauta muito interessante, mas pouco valorizada nos níveis municipal e estadual. "Estamos acompanhando com muita alegria e orgulho a realização das Paralimpíadas no Rio de Janeiro, mas percebemos claramente a falta de cobertura da imprensa e a discriminação que ela faz. Quando foi realizada as Olimpíadas, a imprensa parava a sua programação para transmitir os jogos em tempo integral e agora não vemos isso, somente boletins com resumo das atividades", expõe.
Luca diz ainda que nenhum cidadão está acompanhando as modalidades de esporte porque a mídia não transmite, fazendo a diferenciação e a desvalorização do evento. "A delegação brasileira está dando um show em relação ao esporte Olímpico. Estamos em quinto lugar e o Brasil é bicampeão Panamericano e a mídia não dá esse destaque. Os governos também não valorizam, nem incentivam. Em Sergipe, temos atletas referências internacionais que tem que implorar para políticos e empresários conseguirem uma passagem de avião ou ônibus para poder competir", enfatiza.
De acordo com Aribé, ele recebe pedidos de paratletas e acredita que outros parlamentares também porque estão com bolsa atleta atrasada e não tem condições financeiras de bancar uma viagem. "Quando eles conseguem viajar, sempre trazem medalhas porque competem com amor a esta terra. Esses cidadãos com deficiência estão mostrando que realmente são atletas de qualidade, que fazem a diferença", fala.
Segundo o vereador, a mídia brasileira deveria valorizar e respeitar esses paratletas, porém não o faz porque acredita que não dá audiência. "Eles não transmitem porque não acham importante. A imprensa deveria tratar todos da mesma forma, só não pode é fazer isso. Se vai transmitiu as Olimpíadas que transmita também as Paralimpíadas. Vemos histórias brilhantes de superação, de pessoas que se dedicam ao esporte e que não tem oportunidade de estudar. São muitas as dificuldades e barreiras e o esporte vem como a ferramenta para melhores condições financeiras com abertura de oportunidade", comenta.
O vereador Lucas afirma que o Poder Público tem condições de investir no esporte Paralímpico, mas não investe. "Não temos Centros de Treinamento, nem campeonatos (municipais e estaduais) e nosso atletas precisam de continuidade e treinos diários e conseguem se virar com trabalhos realizados em universidades e escolas. É preciso olhar para o esporte como alternativa de melhoria e saúde. Deixo aqui o meu lamento como jornalista com a diferenciação no tratamento desses atletas com deficiência", finaliza.
Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Foto: Acrisio Siqueira