Dia a Dia

Parlamentar fala sobre a falta de acessibilidade no Diário Oficial de Aracaju

Data de Publicação: 13 de Setembro de 2016

Foto -
O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira (13), para se pronunciar sobre a falta de acessibilidade no site da Prefeitura de Aracaju que dá acesso às informações do Diário Oficial de número 3.543 e pede que a população verifique.  

O parlamentar explica que tentava pesquisar o novo projeto do Executivo com relação ao IPTU, mas o escaneamento realizado pela Prefeitura estava de má qualidade e inacessível. "Quando acessei o Diário Oficial para ler a Lei Complementar 156/2016, infelizmente estava inacessível. Não deu tempo de trazer para mostrar aqui para vocês, mas podem abrir no site da Secretaria de Governo. Ao clicar no PDF, o arquivo disponibilizado para download está ruim e praticamente ilegível", critica.

Para Lucas, isso significa que uma pessoa com deficiência, que usa um leitor de tela vai ter dificuldade para entender. "O software não é mágico, é um programa que vai ler aquilo que aparece e se não estiver legível, não vai interpretar de forma compreensível. Só consegui entender porque eu tenho mais de 20 anos que utilizo o programa que lê a tela do computador. Está ilegível e inacessível e inadequado para o uso de pessoas com deficiência e me parece que quem enxerga, também está com dificuldade de ler esse arquivo", pontua.

Aribé comenta ainda que está na Câmara Municipal de Aracaju, utilizando os equipamentos disponibilizados para todos. "O meu computador é igual ao de todos só que com um software para leitor de tela e esse arquivo está completamente inadequado. Deve estar havendo um problema no escaneamento da Prefeitura de Aracaju e precisa se equipar melhor para tornar realmente esses arquivos acessíveis", finaliza.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Foto: Acrisio Siqueira