Dia a Dia

Aribé acompanha exibição do documentário Além da Luz

Data de Publicação: 28 de Novembro de 2013

Uma noite especial para convidados foi realizada no auditório do Museu da Gente Sergipana na última quarta-feira, 27. Através de uma iniciativa da Funcaju, o filme "Além da Luz", que mostra a realidade de deficientes visuais no Brasil e nos Estados Unidos e é um dos pioneiros na técnica de audiodescrição, foi exibido para os presentes.

O vereador Lucas Aribé (PSB) fez questão de atender ao convite. "Não poderia deixar de comparecer, afinal, o filme traz um tema que me interesse e o qual entendo bem", destacou o parlamentar.

 

Antes da exibição do filme, o cineasta Yves Goulart ofereceu a exibição da noite ao parlamentar. "Dedico a exibição de hoje ao Lucas Aribé. Agradeço a vinda dele e de todos que estão aqui", afirmou.

 

Além da Luz

O documentário traz a história de deficientes visuais brasileiros e houve uma preocupação em tornar o filme acessível a esse público. Tudo que acontece no telão é narrado, todas as cenas, os movimentos, o que faz com que a pessoa com deficiência visual possa ir ao cinema e assistir ao filme.

 

Produção independente, o documentário foi gravado no interior de Santa Catarina, nas cidades de Criciúma, Urussanga e Cocal do Sul, no Rio de Janeiro, em Nova York e na França. Em "Além da Luz" sete cegos brasileiros mostram com muito otimismo, humor e desenvoltura como vivem uma vida normal e até às vezes mais produtiva que muitas pessoas que enxergam.

 

O filme que tem duração de 82 minutos já participou de sete festivais, sendo que levou o Prêmio Especial do Júri Popular no Festival de Cinema Brasileiro (2010) em Pequim, na China e a Palma de Ouro, no Festival Internacional de Cinema do México (2010). Teve ainda apresentações especiais na ONU, em Nova York, na Unesco, em Paris e no Senado Federal Brasileiro, na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.