Dia a Dia

'Práticas Inclusivas' é tema de palestra do vereador Lucas Aribé na UFS

Data de Publicação: 02 de Setembro de 2016

O vereador Lucas Aribé no momento de sua palestra

O vereador Lucas Aribé no momento de sua palestra

Na tarde desta sexta-feira (02), o vereador Lucas Aribé (PSB) realizou uma palestra sobre Práticas Inclusivas no Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para professores da Instituição. Esse evento faz parte do 4º módulo que enfocou o tema 'Promoção de Atitudes para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual' do curso introdutório: Ensinando e Aprendendo Mediante Pessoas com Deficiência.

De acordo com a professora e tutora do 4º módulo, Margarida Maria Teles, esse curso de formação de professores é importante para quebrar barreiras com a Universidade em relação a acessibilidade atitudinal. "Esse curso é destinado a professores, doutores, mestres para que tenham consciência que a inclusão é um movimento que não tem volta e que eles precisam modificar as suas práticas dentro de sala de aula para que todos tenham acesso a informação", enfatiza a tutora.

Materiais que deficientes visuais utilizam ficou a mostra para os professores conhecerem

Materiais que deficientes visuais utilizam ficou a mostra para os professores conhecerem

Segundo a coordenadora da Divisão de Análise de Desempenho Acadêmico (DIADE), Geovânia Carvalho, o curso surgiu de uma necessidade imposta por uma legislação nacional, em consonância com uma estadual e da própria UFS em oferecer uma capacitação para os professores. "Nesse curso os professores podem aprender e ensinar a trabalhar com estudantes com deficiência. Aqui escutamos o relato de todos os professores acerca de suas angústias, de seus medos, de uma perspectiva de metodologias para melhorar de fato e incluir a pessoa com deficiência com responsabilidade promovendo uma educação cidadã e de qualidade", comenta a coordenadora.

O vereador Lucas parabeniza a Universidade por promover esse evento para os professores. "Existem diversas maneiras de promover aulas inclusivas de forma a torná-las interativas e fazendo com que todos os alunos se sintam partícipes desse momento. A presença das pessoas com deficiência deve ser encarada como um aluno igual aos demais e nada melhor do que mostrar aos professores as possibilidades de práticas em sala de aula", orienta o vereador.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Fotos: Maraisa Figueiredo