Data de Publicação: 31 de Agosto de 2016
O vereador Lucas Aribé falando na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju
Segundo Lucas, por conta da legislação candidatos não podem acompanhar esse tipo de solenidade. "Infelizmente, eu que passei o mandato todo lutando, fazendo diversos discursos, indo para reuniões no Ministério Público, falando com alguns secretários, não pude comparecer à inauguração. Os secretários receberam a minha visita e em uma delas fui acompanhado de representantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese) e do Centro de Surdos de Aracaju (Cesaju) e conclamamos, pedimos e imploramos aos gestores do Estado que inaugurassem a CIL", enfatiza.
Lucas comenta ainda que já havia todos os equipamento, recursos e espaço escolhido, mas não havia funcionários porque estava em processo de concurso e seleção. "Durou um tempão, mas agora se torna realidade aqui em Sergipe. E quero lembrar que fiz uma visita ao governador Jackson Barreto (PMDB) este ano, e lá conversamos com ele pedindo a instalação da Central da Libras. Quero mostrar para a sociedade que a minha luta pela Central de Intérpretes foi uma promessa de campanha e graças a Deus, eu cumpri e estou muito feliz", expôs.
Para Aribé o Estado põe agora um excelente canal de comunicação entre a pessoa surda e a pessoa ouvinte. "Vai permitir que a pessoa surda possa buscar serviços nos órgãos públicos estaduais acompanhada por um intérprete ou através de videoconferência, de recursos modernos que a pessoa pode se comunicar à distância com o profissional. Esse canal que já existe em outras cidades. Parabenizo o governo do Estado pela inauguração e por trazer esse serviço que marca a vitória da acessibilidade, e é mais uma garantia dos direitos das pessoas com deficiência e não poderia me furtar de tocar neste assunto e lamentar a impossibilidade de participar da inauguração, depois de toda essa caminhada", comemora.
Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Foto: Acrisio Siqueira