Data de Publicação: 11 de Agosto de 2016
Foto dos alunos presentes no auditório do SENAI para as avaliações
O Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma iniciativa da instituição para desenvolver, em seus alunos de cursos técnicos, a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. Essas competências são cada dia mais requeridas nas organizações, onde o trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas tem se mostrado fundamental para o sucesso de uma ação.
O Desafio é dividido em duas etapas: regional e nacional. Na fase regional, os alunos de cada unidade do SENAI formam equipes de dois a quatro integrantes envolvendo, no mínimo, dois cursos técnicos, para a apresentação de soluções inovadoras para problemas reais da indústria brasileira. Os alunos devem elaborar projeto, protótipo, Canvas Busines Model e apresentação no formato pitch.
Para a interlocutora do Programa Desafio SENAI de Projetos Integradores, Manuella da Silva Carvalho, esse programa é de grande valia para os alunos que vão poder levar o aprendizado empreendedor para suas vidas. "Eles vão começar a se sentir mais preparados porque vão começar a entender o sentido da importância do curso técnico na vida deles. A gente também incentiva o empreendedorismo inovador, onde ele vai montar projetos que tem valor no mercado, e que atenda realmente a demanda, não somente para concluir o curso, mas também para ter um projeto com viabilidade econômica e que atenda a demanda do mercado", explica.
Ainda segundo Manuella, os desafios desse ano foram projetos que venham a melhorar a energia voltada para a sustentabilidade e também na reutilização de lixo orgânico, projetos de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, como melhorar a imagem da indústria no cenário desfavorável, como melhorar a qualidade de vida das pessoas na sociedade. "Para isso, os alunos de curso técnico tem que se integrar formando equipes para solucionar a sua problemática e em dois meses postar uma ideia de solução e concretizá-la como protótipo ou um projeto. Após essa seleção vou enviar todos esses projetos para o departamento nacional para ser eleito o melhor projeto na etapa nacional", comenta.
O vereador Lucas Aribé entre os avaliadores do Desafio SENAI
Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Foto de capa: Jailson da Silva dos Santos