Data de Publicação: 06 de Julho de 2016
O parlamentar inicia sua fala agradecendo o convite do deputado federal Valadares Filho e completa dizendo que esse tema é muito importante para o momento que o país está vivendo. "Eu como uma pessoa com deficiência desde o meu nascimento, acompanho o que considero uma caminhada para a inclusão e ainda estamos caminhando. Tem muito a se fazer, mas devemos reconhecer o que já foi feito, e que etapas importantes já foram vencidas e a luta diária contra o preconceito e a discriminação continua", explana.
Para Lucas, falar de acessibilidade em obras públicas é perceber que ao longo dos anos, as pessoas com deficiência foram esquecidas e só são lembradas pelos diversos gestores no momento de campanha eleitoral para pedir voto e serem eleitos. "Ao longo dos dias a gente percebe que espaços públicos não permitem a presença de pessoas com deficiência e aqui posso citar alguns no município de Aracaju: museus, praças esportivas, áreas de lazer, parques, praças e diversos outros equipamentos. Isso sem falar do acesso ao transporte, as calçadas, a todos os meios de condução dessas pessoas aos locais públicos, mas as discussões são inúmeras e as controvérsias também e percebemos as dificuldades de entendimento no que diz respeito, a utilização do piso tátil, de rampas, de placas em braille, da letra ampliada, e a questão da Libras", explica.
O vereador destaca ainda como algo positivo a atuação do Poder Judiciário que através de ações, de cobranças firmes ao Poder Público tem atuado em defesa das pessoas com deficiência. "É preciso chamar a atenção dos gestores para conscientizá-los quanto a necessidade de planejar, construir e edificar obras públicas com acessibilidade. Hoje não se pode pensar em nenhuma iniciativa pública que a acessibilidade não seja prioridade, é garantia na Lei Brasileira da Inclusão, uma vitória significativa que precisa sair do papel e deve ser demonstrado pelos gestores. Se não houver conscientização será difícil eliminar essa principal barreira que considero a barreira atitudinal. Se o gestor não tiver consciência e colocar em prática as melhorias e as normas que devem ser seguidas para edificar obras com acessibilidade, vamos continuar com um quadro muito ruim", completa.
Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo
Fotos: Marcel Cabral
Descrição das Imagens:
1- Foto de Capa: O vereador Lucas Aribé sentado a mesa de discussão da Audiência Pública ao lado do deputado federal, Valadares Filho;
2- Foto do vereador Lucas Aribé abraçado ao deputado federal Valadares Filho.