Dia a Dia

Vereador Lucas Aribé participa de Audiência Pública em Brasília

Data de Publicação: 06 de Julho de 2016

Foto -
O vereador Lucas Aribé (PSB) participou no último dia 06 de julho de uma Audiência Pública realizada na Câmara de Deputados, em Brasília para debater sobre acessibilidade das pessoas com deficiência nas obras públicas do Brasil. O evento de autoria do deputado federal, Valadares Filho (PSB), foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O parlamentar inicia sua fala agradecendo o convite do deputado federal Valadares Filho e completa dizendo que esse tema é muito importante para o momento que o país está vivendo. "Eu como uma pessoa com deficiência desde o meu nascimento, acompanho o que considero uma caminhada para a inclusão e ainda estamos caminhando. Tem muito a se fazer, mas devemos reconhecer o que já foi feito, e que etapas importantes já foram vencidas e a luta diária contra o preconceito e a discriminação continua", explana.

Para Lucas, falar de acessibilidade em obras públicas é perceber  que ao longo dos anos, as pessoas com deficiência foram esquecidas e só são lembradas pelos diversos gestores no momento de campanha eleitoral para pedir voto e serem eleitos. "Ao longo dos dias a gente percebe que espaços públicos não permitem a presença de pessoas com deficiência e aqui posso citar alguns no município de Aracaju: museus, praças esportivas, áreas de lazer, parques, praças e diversos outros equipamentos. Isso sem falar do acesso ao transporte, as calçadas, a todos os meios de condução dessas pessoas aos locais públicos, mas as discussões são inúmeras e as controvérsias também e percebemos as dificuldades de entendimento no que diz respeito, a utilização do piso tátil, de rampas, de placas em braille, da letra ampliada, e a questão da Libras", explica.

O vereador destaca ainda como algo positivo a atuação do Poder Judiciário que através de ações, de cobranças firmes ao Poder Público tem atuado em defesa das pessoas com deficiência. "É preciso chamar a atenção dos gestores para conscientizá-los quanto a necessidade de planejar, construir e edificar obras públicas com acessibilidade. Hoje não se pode pensar em nenhuma iniciativa pública que a acessibilidade não seja prioridade, é garantia na Lei Brasileira da Inclusão, uma vitória significativa que precisa sair do papel e deve ser demonstrado pelos gestores. Se não houver conscientização será difícil eliminar essa principal barreira que considero a barreira atitudinal. Se o gestor não tiver consciência e colocar em prática as melhorias e as normas que devem ser seguidas para edificar obras com acessibilidade, vamos continuar com um quadro muito ruim", completa.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo

Fotos: Marcel Cabral

Descrição das Imagens:

1- Foto de Capa: O vereador Lucas Aribé sentado a mesa de discussão da Audiência Pública ao lado do deputado federal, Valadares Filho;

2- Foto do vereador Lucas Aribé abraçado ao deputado federal Valadares Filho.