Data de Publicação: 06 de Julho de 2016
De acordo com o Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT/SE), Emerson Albuquerque Resende, esse vento é de grande importância para as pessoas com deficiência. "A união de força dos parceiros para um objetivo comum é para concretizar o direito fundamental da pessoa com deficiência. Eles merecem trabalho digno e de qualidade e essa troca de experiências e de informações no dia de hoje fará com que alcancemos melhor esse objetivo", explica.
Segundo a Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora Regional do Projeto de Inserção das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Urcelina Porto, o evento é importante para o compartilhamento de informações através de troca de experiências. "Visamos o acesso do trabalhador com deficiência no mercado de trabalho, assim como sua permanência", enfatiza.
Projeto Aracaju Acessível
O Projeto Aracaju Acessível tem a essência de sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar a sociedade aracajuana para a promoção da acessibilidade na locomoção, nas edificações, nos diversos espaços e equipamentos de uso público; veículos de transporte coletivo; portais e endereços eletrônicos, priorizando a sadia convivência da diversidade humana.
O Aracaju acessível oferece uma ampla participação social e apoia os anseios de todos que sonham com uma cidade sem barreiras, com subsídios teóricos e práticos que auxiliam o entendimento de que acessibilidade não se restringe às pessoas com deficiência, usuários de cadeiras de rodas, pessoas com perda de visão ou audição parciais ou totais, mas também às pessoas idosas, obesas, gestantes, com estatura baixa acentuada ou com mobilidade momentaneamente reduzida.
Nos quatro anos de existência, o Projeto Aracaju Acessível ofertou à população aracajuana oficinas temáticas (Oficina de Braille; Oficina de Libras; Oficina Bike Anjo Entre Todos, Oficina de Leitores de Tela; Oficina de DJ; Oficina de Atendimento Especial ao Cliente; Oficina de atendimento especial ao passageiro com deficiência nos ônibus; e Oficina de Acessibilidade), rodas de leitura inclusiva, rodas de conversa, vivências inclusivas, caminhada pela acessibilidade, sessão especial, campanhas educativas da vaga de estacionamento e de ônibus, jogos cidadãos, passeio ciclístico e em todas as suas edições contou com cerca de 2.500 pessoas que participaram do programa e com a entrega de cerca de 40 mil panfletos.
Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo
Fotos: Maraisa Figueiredo e Pablo Gonzalez
Descrição das Imagens:
1-A foto mostra parte da equipe do vereador Lucas Aribé abraçada ao Superintendente Regional do Senac/SE, Paulo do Eirado
2- A foto mostra estudantes do Colégio Leite Neto visitando o estande do Aracaju Acessível.