Dia a Dia

Estudantes da Escola 11 de Agosto conversam com Aribé sobre acessibilidade

Data de Publicação: 25 de Setembro de 2013

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, o vereador Lucas Aribé (PSB) foi o convidado da direção e corpo docente da  Escola Estadual 11 de Agosto, localizada na Rua Laranjeiras, para fazer parte da programação da Semana em  Comemoração ao Dia do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro.


No encontro com cerca de 60 estudantes no pátio da escola, Lucas explicou o seu trabalho como parlamentar em  Aracaju e teve todo o seu discurso acompanhado por intérpretes de Libras, que passavam a mensagem para a dezena de estudantes com deficiência auditiva que participava da palestra.


A presença de Lucas foi ressaltada pela professora intérprete Josineide Nunes. "É extremamente importante ter  Lucas aqui para falar sobre o seu trabalho e sua vida. Temos um universo de mais de 70% de alunos com algum  tipo de deficiência, em sua maioria surdos, e achamos relevante mostrar a superação de Lucas", destaca.


Com 180 alunos, sendo 140 com deficiência intelectual ou auditiva, a escola é referência no Estado. "Temos muitas  dificuldades, mas conseguimos fazer um bom trabalho", diz Josineide que faz parte do corpo docente. São  quatro professores intérpretes, com a necessidade de mais quatro. "Desde junho, estamos apenas com quatro professores e precisamos de oito", afirma.


Para Aribé, foi mais uma experiência proveitosa. Ele aproveitou para explicar seus projetos de lei na Câmara  Municipal de Aracaju que já foram votados e os que ele planeja. "Gosto de sempre conversar com jovens. Somos nós que mudaremos o país e é bom mostrar o que pode ser feito, independentemente de qualquer dificuldade", diz.