Data de Publicação: 24 de Setembro de 2013
O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 24, para cobrar da Prefeitura de Aracaju a adesão ao Plano Nacional Viver Sem Limite, do Governo Federal. O parlamentar já havia feito uma indicação, foi informado que a adesão já teria sido feita, mas, em contato com o Governo Federal, constatou que isso não existiu.
"Fizemos uma indicação no semestre passado para adesão ao Plano e obtivemos a resposta da Semfas que já havia sido feita essa adesão. Hoje, entramos em contato com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, através da servidora responsável pela coordenação do Nordeste, e fomos informados que nenhum município sergipano aderiu ao Viver Sem Limite", destaca.
Lucas Aribé ressalta que o Governo do Estado já fez a adesão em novembro de 2012, mas Aribé se preocupa com todos os municípios sergipanos, já que sem a adesão municipal, apenas as verbas solicitadas para os programas estaduais veem para Sergipe. "Os municípios precisam entrar em contato com o Governo Federal para que não percam verbas. Esse Plano irá viabilizar uma série de programas que será custeada pelo Governo Federal, a exemplo dos Centros Dia e a central de Intérpretes de Libras.
Homenagem
Antes de falar do Viver Sem Limite, Aribé dedicou o pronunciamento do dia ao amigo Francisco Luiz de Souza, que morreu na madrugada de segunda-feira, 23. "Quero dedicar ao meu grande Francisco que morreu em Divina Pastora e será sepultado em Marabá, no Pará. Ele foi um grande homem, alguém que lutou por um mundo melhor, um país melhor, um estado melhor. Acompanhamos parte do velório em Divina Pastora para uma última homenagem ao amigo. As pessoas com deficiência, quem é ligado à educação e ao rádio, conheciam este grande homem", ressalta.