Dia a Dia

Pedalando sem Barreiras foi sucesso em Aracaju

Data de Publicação: 15 de Setembro de 2013

Neste domingo, 15, dentro da programação do Aracaju Acessível: o direito de ir e vir, foi realizado um passeio ciclístico pelas ruas de Aracaju. Com cerca de 100 ciclistas, o grupo saiu do Mirante da 13 de Julho por volta das 8h30 e seguiu para a Orla. O caminho escolhido foi pelo bairro Coroa do Meio, passando pela ponte do Shopping Riomar, avenida Delmiro Gouveia, rua Urbano Neto e avenida Santos Dumont.


"Pensamos na realização do passeio com a intenção de chamar a atenção da sociedade para as lutas diárias da  pessoa com deficiência. Tivemos esse grande passeio pelas ruas de Aracaju para abrir a semana que é marcada por comemorações pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência", afirmou Lucas Aribé.


Intitulado de "Pedalando sem Barreiras", o passeio chamou a atenção por onde passou. O aposentado José dos Santos não fez parte do grupo, mas elogiou a iniciativa. "Gostei da ideia e acho que é uma iniciativa muito interessante", disse.


Ao total, foram 24 quilômetros de percurso. "Saímos do Mirante até a a Passarela do Caranguejo, na Orla, voltamos pela avenida Beira-Mar e paramos no Mirante", explicou Roberto Bastos, que fez parte da
organização. Na Orla, a parada para hidratação serviu como confraternização entre os ciclistas. "Fiz questão de participar por entender bem essa luta. Acho que atitudes isoladas podem mudar algo sim, já que no macro não há muitas mudanças", disse Dangelly Lins, mãe de Nathielly, menina com dois anos que tem Síndrome de Down.

 

O estudante de Direito, Airton Sena, estava entre os mais animados e esteve no pelotão da frente durante todo o percurso. "Achei muito interessante essa ideia do passeio e vejo que só ajuda a conscientizar a população para essa causa tão importante. Parabenizo o vereador Lucas Aribé pela iniciativa", destacou.

 

ODKV
Lucas Aribé participou ativamente do passeio usando a bicicleta ODKV (O de cá vê). Um projeto desenvolvido pela ONG Embrião, da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul, que adaptou duas bicicletas para o uso da pessoa com deficiência visual ou mobilidade reduzida. "O professor Charles Graziênio fez uma pesquisa sobre  essa bicicleta e nos apresentou. Fomos ao Rio Grande do Sul e conhecemos todo o projeto. No mesmo momento, pensamos em trazer para cá e conseguimos realizar esse desejo de colocar a bicicleta na rua", afirmou.


Na parte do percurso de ida, Lucas Aribé foi o comando da ODKV. Acompanhando de Roberto Bastos, ele pode guiar. "Em boa parte da avenida Santos Dumont, Lucas ficou livre pedalando e eu orientando, mas sem guiar", disse Bastos. "Fiquei muito feliz com o resultado desse passeio. Realizamos essa atividade, assim como todas as outras do Aracaju Acessível, pensando na sociedade e estou vendo resultados muito bons", destacou.

 

Aracaju Acessível
Com o tema "Aracaju Acessível: o direito de ir e vir", o projeto tem 12 dias de ações em vários segmentos da  sociedade. Além do passeio ciclístico "Pedalando sem Barreiras", será realizado nesta segunda, 16, o seminário "Aracaju Acessível: o direito de ir e vir", que visa tratar de mobilidade urbana e acessibilidade na Capital, com palestrantes locais e nacionais, entre eles, o jornalista do portal Mobilize Brasil, Marcos de Sousa.