Lucas Aribé na mídia

Jackson Barreto discute acessibilidade em evento sobre pessoas com deficiência

Data de Publicação: 15 de Março de 2016

IV Semana Aracaju Acessível discute Lei Brasileira de Inclusão e fortalece reivindicações da população com deficiência

O governador Jackson Barreto participou na manhã desta terça-feira, 15, da audiência pública sobre inovações da Lei Brasileira de Inclusão, que contou com a mediação do secretário Nacional de Promoção aos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira. A iniciativa faz parte da programação da IV Semana Aracaju Acessível, evento realizado pelo vereador Lucas Aribé, e que tem como objetivo discutir o Estatuto da Pessoa com Deficiência e fortalecer reivindicações com relação à melhoria da acessibilidade, abertura de vagas de emprego, e eliminação de obstáculos, promovendo, assim, igualdade entre a população.

Acho que o vereador Lucas Aribé está promovendo um chamamento à sociedade e um debate muito importante para as pessoas com deficiência, principalmente do ponto de vista da deficiência visual. Esse evento chama atenção também das autoridades para que, com suas responsabilidades e seus projetos de governo, não esqueçam da grande parcela de pessoas que têm qualquer tipo de deficiência”, destacou o governador Jackson Barreto.

O chefe do executivo lembrou que o Governo do Estado está promovendo a construção do Centro Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência (CR4), no Centro Administrativo de Aracaju, que vai ser referência no atendimento da região.

“Assumindo o papel que cabe ao Estado na sua responsabilidade de políticas públicas, estou anunciando que a obra do Centro está em andamento. É um investimento na ordem de R$ 18 milhões, de uma emenda da época que era deputado federal, e que foi considerado pelo Governo Federal como modelo para o Brasil. Fico muito feliz com essa construção, que é um compromisso concreto. Não é uma palavra, discurso e nem promessa, é a compreensão da responsabilidade do Estado em desenvolver políticas públicas para atendimento das pessoas com deficiência”, complementou.  

Evento

O vereador Lucas Aribé ressaltou que o evento é uma oportunidade de debater um assunto fundamental não só para os dias atuais, quanto para buscar perspectivas futuras. Ele acredita que a Lei Brasileira de Inclusão, em vigor desde janeiro de 2016, surgiu para reforçar a cidadania da pessoa com deficiência, que não deve ser vista como incapaz.

“A deficiência não está na pessoa, e sim no meio em que vivemos. Essa é uma mudança de paradigma, e isso mostra que precisamos acessibilizar os ambientes e a sociedade para eliminarmos as deficiências. A lei da inclusão traz perspectivas de um mundo melhor para todos nós, principalmente para as pessoas com deficiência, que a cada dia conseguem conquistas no âmbito teórico e legislativo. E cabe a nós cobrar das autoridades e dos poderes o cumprimento, fiscalização, parceria e união de forças para que tenhamos na prática todas essas conquistas”, finalizou Aribé.  

Este é o terceiro dia de programação da IV Semana Aracaju Acessível. Até o dia 20 de março, a população terá acesso a Caminhada ‘Pratique Cidadania, deixe o assento preferencial livre para quem precisa’; Pedal Cultural Acessível pelas ruas de Aracaju; Campanha ‘Esta vaga não é sua nem por um minuto’, na Orla de Atalaia; Jogos Cidadãos na AABB e no projeto Estrelas do Mar, praia de Aruana; além de missa em ação de graças na paróquia Santa Lúcia.

Fonte: ASN