Data de Publicação: 11 de Setembro de 2013
No uso da Tribuna no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, desta quarta-feira, dia 11, o vereador Lucas Aribé (PSB)explicou a programação do Projeto Aracaju Acessível que teve início na manhã de terça-feira, 10, com o lançamento da bicicleta ODKV (O de cá vê) e segue até o dia 22 de setembro.
O intuito do projeto é promover a discussão e fomento dos conceitos de acessibilidade para a cidade de Aracaju. "Nós fizemos uma programação com a intenção de trazer o tema de discussões para a esfera pública de forma mais maciça. Ontem, colocamos nas ruas a bicicleta ODKV, que permite aos deficiente visuais utilizar a bicicleta, algo que não é comum. No domingo, 15, ela volta às ruas no passeio ciclístico que estamos promovendo. Vamos 'Pedalar Sem Barreiras'", disse Aribé.
A bicicleta adaptada foi a primeira ser feito no Norte e Nordeste e foi apresentada num passeio feito entre o gabinete do parlamentar e a Câmara Municipal de Aracaju. "Trata-se de uma opção de lazer para as pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida, e nós temos poucas alternativas nessa área. Não tenho dúvidas que, em breve, teremos várias bicicletas dessas. Fazendo com os parceiros", reforçou.
A programação do Aracaju Acessível, que tem como tema 'O direito de ir e vir', terá quatro ações de mais destaque. No domingo, o passeio ciclístico que sai do Mirante da 13 de Julho às 8 horas em destino à Orla de Atalaia e com volta ao ponto de partida. Na segunda-feira, dia 16, será realizado na Sociedade Semear o seminário 'Aracaju Acessível: o direito de ir r vir', com a participação do jornalista Marcos de Souza, do portal sobre mobilidade urbana e acessibilidade, o Mobilize-se, e com o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Nelson Felipe da Silva. "Vamos discutir a mobilidade em Aracaju, os projetos existentes e conceitos de acessibilidade com nomes importantes da área", disse.
Outras ações envolvendo as escolas particulares e públicas e universidades sergipanas. "Faremos panfletagens pela cidade durante a semana. No dia 17, teremos uma caminhada na Universidade Federal de Sergipe para checar a acessibilidade no local. Em parceria com a Universidade Tiradentes, construiremos uma calçada acessível e ecológica no Bairro Santa Maria, no Ciras. Enfim, teremos muita coisa importante na próxima semana e queremos a participação de toda a sociedade", explicou.
Sessão Especial
Lucas Aribé ainda reforçou a realização da Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju na sexta-feira, 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, dia 21. "Traremos pessoas com deficiência para falar da realidade, das lutas diárias, desafios enfrentados e conto com a presença de todos os meus colegas. Trata-se de uma data muito importante para toda a sociedade", afirmou.
Os vereadores Emerson Ferreira (PT) e Max Prejuízo (PSB) apartearam a fala de Aribé e elogiaram o projeto do parlamentar. Além disso, ressaltaram de maneira positiva o trabalho dele como parlamentar em seu primeiro mandato.