Data de Publicação: 16 de Fevereiro de 2016
Com o objetivo de angariar assinaturas dos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju para aderirem ao Veto Popular contra o recente aumento da tarifa de ônibus, integrantes de Movimentos Sociais estiveram presentes na primeira sessão, na manhã desta terça-feira, 16, que marca a retomada dos trabalhos.
O vereador Lucas Aribé (PSB), foi um dos vereadores favoráveis a esta iniciativa, além de defender e apoiar a participação popular no cotidiano político. "Infelizmente, diante do reajuste abusivo proposto pela administração municipal e referendado pela maioria dos parlamentares, entendo ser necessário e legítimo o veto popular. Como representante do povo, sou integralmente favorável a essa iniciativa", comenta o parlamentar.
Segundo a Larissa Alves, representante do Levante Popular da Juventude e da Campanha do Veto Popular, o dia de hoje foi importante para conversar com os vereadores e para recolher assinaturas com um ato simbólico. "Pedimos ainda o apoio desses vereadores sobre a campanha do Veto Popular e além disso, trouxemos um ofício solicitando uma tribuna livre para debater sobre o transporte público, e mostrar as demandas e necessidades da população".
Veto Popular
O Veto Popular é a rejeição dos cidadãos da lei municipal nº 4727/2015, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). Para ser exercido, o Veto Popular deve ser subscrito por, no mínimo 5% do eleitorado municipal, o que hoje, equivale em Aracaju cerca de 20 mil assinaturas.