Dia a Dia

Lucas Aribé (PSB) explica o Projeto Aracaju Acessível

Data de Publicação: 28 de Agosto de 2013

A Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, estabelece o dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nessa data, diversas ações e atividades são realizadas em todo o País no sentido de reforçar a importância de promover a acessibilidade e a inclusão social de todos os brasileiros. Em Aracaju, as entidades que lutam pelos direitos dessas pessoas e os conselhos envolvidos na mesma temática promovem eventos que visam chamar a atenção para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida da Capital sergipana.

 

Lucas Aribé, hoje vereador de Aracaju pelo PSB, sempre se destacou na defesa da inserção social da pessoa com deficiência e em 2013 lança o projeto Aracaju Acessível, em parceria com o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Pessoa com Deficiência.

 

Aribé ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 28, para explicar o que envolve o Aracaju Acessível. "Gostaria de falar aos colegas vereadores sobre esse projeto que não é de lei e portanto não passará por plenário, mas que precisa do envolvimento de todos vocês. A ideia desse projeto é promover atividades de cunho cultural, social e esportivo na sociedade aracajuana para lembrar a igualdade de direito e a necessidade de inclusão de todas as pessoas na sociedade, inclusive daquelas que têm algum tipo de deficiência", afirma o vereador Lucas Aribé.

 

O tema deste ano é "Aracaju Acessível: o direito de ir e vir" e a programação está sendo definida durante o mês de agosto. "Vamos mostrar a todos os aracajuanos que o direito de ir e vir está garantido na constituição, mas nem sempre vemos isso no nosso cotidiano. O fato de uma pessoa com deficiência não conseguir usar o transporte público e não ter acesso a informações em um estabelecimento público ou privado é errado. Está privando aquela pessoa de um direito básico", explica.

 

Para a realização desse projeto, Lucas Aribé e o Iluminar buscaram parcerias em todas as esferas da sociedade. "Buscamos empresas que pudessem patrocinar as ações, além de instituições públicas e amigos que nos dessem um apoio na realização. Estamos envolvendo escolas públicas, municipais e estaduais, particulares, entidades da sociedade civil, órgãos públicos, enfim, todos que possam auxiliar", destaca.

 

Dentro da programação, que terá início no dia 15 de setembro e segue até o dia 22, a realização de um passeio ciclístico, palestras com importantes nomes da luta das pessoas com deficiência, oficinas de braille e libras, entre outras ações. "Concentramos em Aracaju e envolvemos todas as esferas da sociedade. Queremos chamar a atenção e mostrar uma coisa que sempre digo: Tratar diferente o diferente é oportunizar com igualdade, pois acessibilidade não é privilégio, nem utopia. É direito"

 

 

Foto: César de Oliveria