O vereador Lucas Aribé (PSB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na tarde desta quarta-feira, dia 7, para informar a respeito de dois projetos de sua autoria, que foram protocolados no período de recesso da CMA. "Temos dois importantes projetos para a comunidade de Aracaju. O primeiro regulamenta a profissão dos psicopedagogos na nossa Capital. Já o segundo, trata da autorização do município para o
serviço de táxi adaptado", diz.
No primeiro projeto citado, Aribé reforça o papel dos psicopedagogos nas escolas de Aracaju. "Os psicopedagogos são profissionais especializados para auxiliar as pessoas que tem dificuldade de aprendizado, o que é muito comum. Ter esse serviço nas nossas escolasmunicipais é um ganho para toda a comunidade", ressalta.
Lucas Aribé explica também o PL do Táxi Adaptado, que foi baseado em reuniões com a secretária de Defesa Social e com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Georlize Teles e Nelson Felipe, respectivamente, além do vereador Adriano Taxista. "Procuramos discutir esse projeto com pessoas da área, como trabalhamos em todos os nossos outros projetos, e vimos que o investimento para adaptação é alto. Porém, vamos propor uma autorização por parte do Executivo para que isso possa ser feito", afirma.
Segundo Aribé, muitas pessoas com deficiência sofrem por não conseguir um táxi que caiba a cadeira de rodas, por exemplo. "Se é direito, temos que trabalhar para que seja respeitado e seguir o exemplo de outras cidades brasileiras que já têm o serviço", explica.
Transporte público
O vereador do PSB criticou a nova empresa do transporte público de Aracaju. "Acho que trocamos seis por meia dúzia. Nosso transporte continua de mal a pior e até ônibus quebrado já vimos", afirma.
Para Aribé, o maior problema é o preço que se paga. "As pessoas continuam a pagar por um transporte caro e ruim. Precisamos de uma melhora", destaca.
Os vereadores Agamenon Sobral (PP), Ivaldo José (PSD) e Renilson Felix (DEM) apartearam o discurso de Lucas Aribé.