Data de Publicação: 04 de Dezembro de 2015
Para o líder da bancada do PSB na Casa, as pessoas com deficiência têm algo muito especial a comemorar neste ano, apesar do momento difícil, turbulento e complicado pelo qual passa o país. “Aqui no Brasil, os quase 50 milhões de cidadãos com deficiência têm algo muito significativo e histórico a comemorar: a sanção da Lei nº 13.146, o seu estatuto. Daqui a um mês, esta nova Lei entrará em vigor. É uma grande conquista diante dos absurdos que estamos assistindo no nosso país, com tantas confusões e desrespeitos ao povo brasileiro”, pontuou Aribé.
O parlamentar lembrou ainda que “o caminho se faz caminhando” e que é preciso valorizar cada passo. “Iremos continuar lutando por muito mais respeito, pela inclusão, pela acessibilidade e pelo entendimento de que todos nós somos cidadãos, somos pessoas, seres humanos. A deficiência é um detalhe, um diferencial, e não pode ser encarado como defeito ou limite. Infelizmente ainda há muitos na sociedade que olham a pessoa com deficiência dando ênfase na sua deficiência”, revelou Lucas Aribé.
Diante das várias conquistas que a Lei Brasileira de Inclusão proporciona, o vereador destacou duas delas na tribuna da CMA. “O próprio conceito de pessoa com deficiência muda a partir da nova Lei, que faz uma junção, uma união entre a pessoa e o ambiente em que ela se encontra. Se sou deficiente e estou em um ambiente acessível, por exemplo, eu não sou mais considera uma pessoa com deficiência. É uma visão moderna que facilita a diminuição do preconceito. Nosso país está de parabéns, pois a partir de janeiro do ano que vem vai trazer no papel, de forma prática, esta nova visão”, manifestou Aribé, que citou ainda a eliminação do termo “inválido” para se referir à pessoa com deficiência. “Nenhuma pessoa é inválida, muito menos a pessoa com deficiência. É uma conquista extraordinária, que chegou tarde, mas vamos comemorar”, enfatizou o parlamentar.
Waneska Cipriano
Assessora de Comunicação
Foto: César de Oliveira