Data de Publicação: 25 de Setembro de 2015
Jornal do Dia - Geral
25 de setembro de 2015
Além de parlamentares, grande público lotou as galerias da Assembléia Legislativa de Sergipe -Alese nesta quinta-feira, 24, para prestigiar a Sessão Especial alusiva ao "Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência", que foi realizada através de Requerimento do deputado Gilson Andrade (PTC) à Mesa Diretora da Alese. A homenagem foi uma parceria do deputado com o vereador Lucas Aribé (PSB), autor do Projeto Aracaju Acessível, que apresenta no decorrer desta semana toda uma programação voltada ao público com deficiência.
Além do vereador Lucas Aribé (PSB), foram convidadas para compor a mesa três pessoas com deficiência: o Instrutor de Formação Profissional, Pablo Ramon Barros que é deficiente auditivo; o Procurador da Fundação Hospitalar de Saúde, Ricardo Mesquita que tem Paralisia Cerebral; e o Bacharel em Arquitetura, Luís Felipe Veloso que é Cadeirante. Eles relataram histórias de suas vidas e como encaram o preconceito e as barreiras impostas devido a falta de acessibilidade.
Ao enfatizara importância da homenagem, Gilson Andrade destacou que é necessário haver a mudança de mentalidade da sociedade para que de fato, haja a inclusão da pessoa com deficiência. "Estou deputado desde 2011 e confesso que nenhuma outra sessão me emocionou como a que está sendo realizada hoje. O testemunho de superação dos quatro palestrantes demonstrou que muitas vezes erramos e cometemos equívocos enquanto cidadãos e o quanto a sociedade está em débito ao longo dos anos com essas pessoas", salientou.
"O quanto é difícil termos uma educação que inclua de verdade essas pessoas. A questão aqui não é apenas a acessibilidade, mas o fato de que temos é que lutar contra o preconceito e dar oportunidades. Que esta sessão de hoje sirva de reflexão para todos nós, parlamentares,que fazemos as leis do Estado.