Data de Publicação: 23 de Setembro de 2015
Jornal do Dia - Política
23 de setembro de 2015
Uma sessão especial, realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), marcou a homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. O requerimento da sessão foi do vereador Lucas Aribé (PSB). "É um dia marcante que precisa ser lembrado anualmente em Aracaju. Este é o terceiro ano em que realizamos esta sessão e desta vez trouxemos o tema 'O trabalho como instrumento de transformação social'", informa o parlamentar.
Foram convidadas para compor á mesa quatro pessoas com deficiência que estão inseridas no mercado de trabalho: Delman Moitinho Barbosa, psicólogo clínico; Jocivaldo Silva de Jesus, funcionário da Dieesp; Daniel Lima Santos, auxiliar de setor de Arquivo I; Ricardo Mesquita Barbosa, procurador da Fundação Hospitalar de Saúde. Também prestigiaram a sessão: Emerson Albuquerque Resende, procurador do Trabalho;o deputado estadual Gilson Andrade (PTC); vereadores Augusto do Japãozinho (PRTB), Iran Barbosa (PT) e pastor Roberto Moraes (SD); representantes do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), do Projeto Estrelas do Mar, do Instituto Pedagógico de Apoio à Pessoa Surda de Sergipe (Ipaese), da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), dentre outras autoridades.
Para Jocivaldo Silva de Jesus, funcionário da Dieesp que falou sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, é fundamental ter na CMA um representante do povo que debata o tema acessibilidade. "É fundamental a presença de Lucas Aribé na Câmara de Vereadores. Um parlamentar que elabora políticas públicas para a pessoa com deficiência. Que a Câmara possa trazer ao seu quadro profissionais com deficiência e que possamos dizer também um dia que nós de Aracaju temos grande quantitativo de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Não são pessoas inferiores, e sim compromissadas com o trabalho", comenta Silva.
Ao final da sessão, o vereador Lucas Aribé solicitou a exibição de dois vídeos referentes às campanhas 'Esta vaga não é sua nem por 1 minuto' e 'Pratique cidadania: deixe o assento preferencial livre para quem precisa’.