Data de Publicação: 18 de Junho de 2013
Com o intuito de conhecer a Organização Não-Governamental Embrião e as ações voltadas à acessibilidade na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, o vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), atendeu ao convite da Ong, através da presidente da instituição Janete Soares e do coordenador Josué Aguiar, e está na cidade gaúcha desde a última segunda-feira, dia 17.
Nas primeiras atividades, o parlamentar sergipano conheceu a Escola Estadual Senador Salgado Filho, uma referência em educação inclusiva. "Tivemos acesso à estrutura da escola e apesar de precisar de alguns ajustes, temos que parabenizar aos que fazem essa instituição. Com uma sala de recursos adequada e uma profissional competente, a escola é avançada em nível de Brasil", destacou.
A responsável pela educação inclusiva na escola gaúcha é a professora Leila Moura. Ela explicou à Lucas Aribé e a equipe dele como é realizado o trabalho diário. "Estou à disposição da escola, dos alunos. Trabalho o dia inteiro e estou pronta para atendê-los no que for preciso", explicou a profissional.
A qualificação de Leila Moura é um compromisso da instituição e da professora. "Leila nos explicou que todos os anos faz um curso de capacitação e qualificação no Instituto Benjamin Constant e se mostrou extremamente preparada", disse Lucas Aribé.
Na escola, Aribé conheceu toda a estrutura, dando uma atenção especial à sala de recursos. "Aqui, os alunos que na maioria tem deficiência visual ou deficiência múltlipa, podem jogar xadrez, ter acesso à internet, aos recursos ideais e acessíveis", reforçou o vereador de Aracaju.
Encontro com o Executivo
Depois da visita à escola Salgado Filho, Lucas Aribé teve uma reunião com o prefeito da cidade, Professor Serginho, o vice-prefeito Arlindo Slayfer, além do vereador do PSB Reginaldo Rocha. No encontro, o grupo discutiu a acessibilidade na cidade de Alvorada, Região Metropolitana de Porto Alegre.