Data de Publicação: 22 de Setembro de 2015
Fazendo parte da programação das oficinas que compõem a programação da Semana Aracaju Acessível, a Ases realizou ontem (17) a Oficina de Atendimento ao Cliente com Deficiência.
O treinamento já está na sexta edição e visa instruir como os funcionários de supermercados devem fazer para acompanhar clientes com deficiência às. Além de aprenderem as técnicas de condução e abordagem desses clientes, os participantes são sensibilizados a reconhecer o limite do outro, tratando ele de forma à incluir dentro do supermercado.
Entre as dinâmicas aplicadas pela professora Clarissa Andrade, os 18 participantes foram convidados a colocar um espelho abaixo do nariz e, acompanhados por outro colega, sem espelho, caminhar. “A ideia é que eles apontassem o que viam no espelho, mas percebemos que esse trabalho gerou uma sensação. A sensação da falta de visão e de ser conduzido por outra pessoa. Falta de visão, que pelo depoimento deles, foi gerada pelo ver invertido”, explica a professora.
O participante Sidney Felix relatou que a maior dificuldade foi subir uma escada. “É uma sensação muito ruim; o tempo todo parecia que iria cair, mas sabia que estava tendo o auxílio de um condutor”, relata.
A oficina é uma parceria entre a Ases e o Senac/SE e é gratuita para supermercados sócios da Ases, tem duração de 8h e certificado de participação. A próxima edição do treinamento acontece dia 24/09 na sede da associação, localizada à Rua Campos 496, São José. Os interessados devem reservar a vaga através do telefone 32114489.
Assessoria de Comunicação Ases
Emilly Moura - DRT 1915/SE